Fatores motivadores para a participação de graduandos e permanência no PIBID
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Luiz, Cintya Fonseca
Oliveira, Luciani de
Justina, Lourdes Aparecida Della
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Observou-se no final da década de 70 e início da década de 80 a dicotomia entre a teoria-
pratica, gerando na formação inicial desses graduandos uma visão simplista e a falta de integração do
Ensino Superior com a Educação Básica. Com isso, surge um olhar irreal ou ideal do professor,
consequentemente causa conflitos na carreira docente, mas principalmente na formação inicial, porém
essa interpretação de professor ideal negligencia os confrontos da profissão e a construção da
identidade docente. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar as implicações da participação do PIBID
na formação docente, mediante questionário aplicado a pibidianos egressos. Deste modo a participação
no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID)/Subprojeto Biologia tem
possibilitado minimizar a dicotomia entre a teoria e prática e também na ruptura com visões
distorcidas da profissão docente
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Formação - docência, Educação - fatores motivadores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)