Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas

Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes
Macedo, Amanda de Fátima Mello
Ciani, Andréia Büttner
Antunes, Francieli Agostinetto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID, no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na cidade de Cascavel. Na intenção de desenvolver o pensamento algébrico nos alunos, propomos uma atividade com o jogo de pega varetas. A partir dos registros do jogo, sugerimos a eles que utilizassem letras para representar as cores das varetas, proporcionando um contexto para a compreensão da ideia de incógnita. Sugerimos que transformassem esses dados em expressões algébricas e substituíssem os valores de cada cor para calcular a pontuação no jogo. Depois da atividade, propomos situações-problemas simulando jogadas de pega varetas. O objetivo desta aula foi criar nos alunos a necessidade da utilização do pensamento algébrico para organizar situações reais

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Álgebra, Educação - ensino de matemática, Jogos

Citação