Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Brito, Ana Paula
Maganha, Josiane Geremias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais
as experiências de ensino- aprendizagens são oportunizadas na relação PIBID-ESCOLA? Por meio de
uma pesquisa bibliográfica procurou-se relatar as experiências promovidas na inserção dos
licenciandos na escola de educação básica. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste trabalho foi
compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como
alicerce teórico as considerações de PIMENTA (1997 e 2006). Por fim concluiu-se que a união
indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver a prática
pedagógica mais concreta e significativa. Assim sendo é imprescindível evidenciar as contribuições do
PIBID que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna-
se mais evidente a correlação entre teoria e prática
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Formação - docência, Educação básica