De malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiro
Carregando...
Data
2015
Autores
Souza, Lucas Henrique de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho percorre as diferentes formas de figuração do bandido urbano
nos movimentos Cinema Novo, Cinema Marginal e no Cinema da Retomada
em filmes de ficção que se passam no Rio de Janeiro. Todavia, se concentra
na metamorfose da figuração do malandro dos morros cariocas para o bandido
urbano militarizado. Esta transformação acontece na década de 1970,
momento chave em que ocorre a justaposição do malandro e do bandido na
representação cinematográfica. Para entender esta transfiguração a pesquisa
analisa os filmes: Rio 40, graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos, O Anjo
Nasceu (1969) de Julio Bressane, O Amuleto de Ogum (1974) de Nelson
Pereira dos Santos e Lucio Flávio: o passageiro da agonia (1979) de Hector
Babenco
This study aims to identify and analyze the metamorphosis of urban bandit from the decade of 1970 in the city of Rio de Janeiro, by means of the films: The Angel was born (1969) Julio Bressane, The Amulet of Ogum (1974) by Nelson Pereira dos Santos and Lucio Flavio: the passenger of agony (1979) Hector Babenco. In this way, the search through the metamorphosis of cinematographic representations of Other urban areas in different periods of the cinema (Cinema Novo and Marginal and Resume) and focuses on this specific moment because it is a key moment: juxtaposition of malandro and bandit, in the characters of fiction. In this sense, the research shows that the representation in cinema acts as a sounding board of desires and discussions in society
This study aims to identify and analyze the metamorphosis of urban bandit from the decade of 1970 in the city of Rio de Janeiro, by means of the films: The Angel was born (1969) Julio Bressane, The Amulet of Ogum (1974) by Nelson Pereira dos Santos and Lucio Flavio: the passenger of agony (1979) Hector Babenco. In this way, the search through the metamorphosis of cinematographic representations of Other urban areas in different periods of the cinema (Cinema Novo and Marginal and Resume) and focuses on this specific moment because it is a key moment: juxtaposition of malandro and bandit, in the characters of fiction. In this sense, the research shows that the representation in cinema acts as a sounding board of desires and discussions in society
Abstract
Descrição
Monografia apresentada à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso vinculada ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel
em Cinema e Audiovisual. Orientador: Prof.Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.
Palavras-chave
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil, Cinema - Brasil, Cinema marginal
Citação
SOUZA, Lucas Henrique de. DE MALANDRO A BANDIDO: A METAMORFOSE DO OUTRO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO . 2015. 42 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso em Cinema e Audiovisual – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.