Conceitos matemáticos e interdisciplinaridade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Dorox, Giovana Cristiane
Potoski, Laine
Pimentel, Marli da Silva
Dalgut, Débora

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa, realizada no ciclo I do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, teve por objetivo analisar a construção de ideias matemáticas em um contexto interdisciplinar na educação básica. Como metodologia foi utilizada a fenomenologia, integrada à hermenêutica como técnica de interpretação. A partir das observações in loco, constatou-se que os estudantes necessitam desenvolver as noções de conceitos matemáticos e aplicar estratégias pedagógicas interdisciplinares que os levem à compreensão dos conteúdos matemáticos. Todavia, o estudo deixou evidente que a interdisciplinaridade é ainda um desafio, não só para o estudante como também para o docente. Assim, é fundamental formar um pedagogo, com saberes fundamentais para ser professor e atuar no espaço escolar, portanto participativo e ético em suas ações para superar essa e outras dificuldades

Abstract

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Prática docente, Conceitos matemáticos, Interdisciplinaridade

Citação