Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Bertola, Paula Bonomo
Oliveira, João Arthur dos Santos de
Nagashima, Lucila Akiko
Batista, Rosely Elaine
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No ensino de Ciências, conteúdos essencialmente teóricos, como constituição da
matéria, compõem um dos tópicos em que os alunos expressam maior dificuldade de
compreensão por priorizar a memorização, interferindo negativamente no aprendizado destes
conhecimentos. Assim, estratégias de ensino envolvendo a experimentação constituem
importantes alternativas para favorecer a aprendizagem, porque criam situações de investigação
para a formação de conceitos. O trabalho relata sobre algumas das atividades realizadas no
Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi – E.F.M., em 2014, com os alunos do 9.° ano do Ensino
Fundamental, integrantes do PIBID. A proposta de ensino visou, sobretudo, aproximar os
conhecimentos científicos da realidade dos estudantes por meio de uma sequência didática
distribuída sob as etapas de contextualização histórica, construção de modelos atômicos e
atividades experimentais
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Conhecimento científico, Modelo atômico, Teste da chama, Luminescência