Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Leonardo, Ângela Silva
Costa, Dolores Peres da
Oliveira, Fernanda Neri de
Souza, Diana Aparecida de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o
ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o
suporte teórico utilizado foram as discussões de, Ostetto (2011), Mello (2007) , Fusari (1993) .
A partir dessa concepção e das intervenções feitas pelas alunas do PIBID de Pedagogia em
Educação Infantil, surgiram as seguintes questões a serem pesquisadas: O ateliê de artes é de
fato um lugar que propicia novas aprendizagens? Quais contribuições este espaço propicia para
o desenvolvimento das crianças? Qual a importância deste ambiente para a prática docente?
Para responder essas questões foi elaborada uma pesquisa de campo com questões abertas entre
as alunas do PIBID, e também um levantamento teórico a respeito das possibilidades de
repensar o ateliê de artes como espaço que contribui no processo de aprendizagem