Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 424-443 of 556
-
Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campo
(Unila, 2014-10)Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil ... -
Práticas significativas do Pibid/inglês na escola pública
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a acadêmicos e professores algumas experiências em sala de aula desenvolvidas no subprojeto PIBID Letras/Inglês. Após várias discussões acerca das DCEs e alguns textos ... -
A práxis da iniciação na docência na educação infantil
(2014-10)A experiência de atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, SubProjeto Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, proporciona aos pibidianos a possibilidade de vivenciar práticas ... -
Preparação para OBMEP: potencializando novos olhares para a matemática nas escolas públicas
(Unila, 2014-10)Este trabalho, realizado no âmbito do Programa PIDID, apresenta e discute resultados obtidos na intervenção dos bolsistas em um projeto de preparação dos alunos para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das ... -
Princípios e prática da alteridade na educação infantil
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo ... -
Problematização contextualizada para o ensino de química: dissolução do isopor com acetona
(Unila, 2014-10)Procurando aumentar o interesse dos alunos nas aulas de Química, os bolsistas do projeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana, apresenta uma proposta ... -
A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID
(2014-10)Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ... -
O processo de formação dos camponeses na educação de jovens e adultos
(Unila, 2014-10)Reflete sobre a singularidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no contexto da Educação do Campo, a partir de uma experiência desenvolvida com apoio do PIBID-Diversidade. ... -
Produção de hipertexto sobre estrutura função celular
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem o objetivo de mostrar o percurso de uma das atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Visando facilitar a aprendizagem dos alunos ... -
Produção e validação de tecnologia educativa
(Unila, 2014-10)As ações educativas em saúde requerem planejamento, organização e sistematização. Nem sempre o processo educativo conta com materiais adequados para sua efetivação. Objetiva-se expor, a partir de referencial bibliográfico, ... -
O professor da educação básica e Supervisor/Pibid enquanto agente fundamental na formação de professores reflexivos
(Unila, 2014-10)Nosso objetivo neste trabalho, se da na direção de refletir sobre o papel do professor da educação básica, inserido no subprojeto de pedagogia do “PIBID - Programa institucional de bolsa de iniciação a docência”. Pautados ... -
O programa PIBID diversidade da UTFPR de dois vizinhos no Colégio Estadual do Campo Santa Inês / Chopinzinho
(Unila, 2014-10)Relato sobre a experiência do Programa PIBID Diversidade da UTFPR de Dois Vizinhos no Colégio Estadual do Campo Santa Inês – Chopinzinho – PR. O cronograma de atividades ainda está em andamento, porém já ... -
Projeto astronomia na escola com o grupo PIBID Física /UEL: 2014
(Unila, 2014-10)O grupo atuante no projeto PIBID - Física /UEL-2014, participante do projeto “Astronomia aplicada no colégio” que foi criado com o intuito de ensinar Astronomia básica para alunos do ensino médio. O mesmo tem como objetivo ... -
Projeto copa do mundo 2014: o trabalho em grupos para o ensino de geografia
(Unila, 2014-10)A partir de uma proposta ofertada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPG, entre os meses de maio e junho de 2014, aproveitando-se da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, ... -
Projeto de apoio pedagógico no colégio estadual do campo bom jesus: a sala de aula como espaço formativo dos Pibidian@s
(Unila, 2014-10)O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) visa a formação e capacitação de futuros professores via a união da teoria e prática pedagógica tendo a sala de aula como espaço formativo dos bolsistas do Programa Institucional de ... -
Projeto esperança: respeito à vida
(Unila, 2014-10)A observação do número de animais domésticos que sofrem maus tratos e são abandonados no município de Dois Vizinhos, Paraná, norteou o desenvolvimento do Projeto Esperança. Este projeto tem por objetivo sensibilizar e ... -
Projeto Happy Children: aprendendo brincando, a interdisciplinaridade em um subprojeto
(Unila, 2014-10)O projeto HAPPY CHILDREN: APRENDENDO BRINCANDO, faz parte do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e tem como objetivo ensinar crianças de quatro a cinco anos de idade uma segunda língua, a ... -
Projeto PIBID em instituições privadas, qualificação da formação de professores
(Unila, 2014-10)O objetivo central desta pesquisa é investigar o perfil de alunos que ingressam no Curso Normal (antigo magistério). O projeto aqui citado situa-se no Paraná em Curitiba. Este projeto PIBID/UNINTER visa a inserção dos ... -
Projeto Pibid: jogo do ludo
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo do Ludo, desenvolvida em uma turma de alunos de quatro e cinco anos no CMEI Nice Braga – Curitiba. A sequência didática foi planejada ... -
Projeto planeta Menaltor Escola Estadual professor Meneleu de Almeida Torres, Ponta Grossa – PR
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como intuito descreveralguns resultados de uma prática docente desenvolvida por um professor de Geografia, vivenciada pelos alunos do PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio ...