Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 444-463 of 556
-
Projeto planeta menaltor: experiências metodológicas da prática docente em Ponta Grossa – PR
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta a descrição da prática docente vivenciada pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio Estadual Professor ... -
O projeto politico pedagógico do Colégio Estadual Do Campo Da Palmeirinha: uma abordagem diferenciada para a educação do campo
(Unila, 2014-10)O trabalho traz uma reflexão sobre a atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual do Campo da Palmeirinha, localizado no Distrito da Palmeirinha – Guarapuava- PR. A equipe pedagógica do Colégio ... -
Os projetos de pesquisa e ensino como estratégia para formação docente e para o ensino-aprendizagem da geografia na educação básica
(Unila, 2014-10)Com este trabalho objetiva-se socializar a pesquisa e as experiências vivenciadas no âmbito da formação de professores em atividades do subprojeto PIBID de Geografia na Unespar, Campus de Campo Mourão. O subprojeto ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas através do estudo do caso “a planta que repele o mosquito da dengue”
(Unila, 2014-10)Este é um trabalho do PIBID Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Apucarana. A proposta para o ensino de funções orgânicas é baseada em um caso que relata o problema com os mosquitos da ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática ... -
Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por objetivo apresentar as contribuições ... -
Uma proposta de leitura de Hamlet no ensino médio
(Unila, 2014-10)Nesta comunicação, apresentaremos uma experiência de leitura da tragédia de Shakespeare, desenvolvida com uma turma de Ensino Médio durante nove aulas. Apresentaremos nossas estratégias, sobretudo com relação à compreensão ... -
Uma proposta de metodologia participativa através do uso de fotografias para o ensino de geografia
(Unila, 2014-10)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se buscar uma metodologia de ensino em geografia capaz de propiciar uma maior facilidade ao estudante, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, onde este ... -
Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS
(Unila, 2014-10)Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de conteúdos, sem ausência de contextualização. ... -
Proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Município De Cornélio Procópio - PR
(Unila, 2014-10)Este estudo apresenta uma proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Cornélio Procópio – PR com alunos que frequentam o 1o ano do Ensino Médio. O objetivo ... -
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
(Unila, 2014-10)Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte ... -
Proposta para construção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia: calendário do tempo
(Unila, 2014-10)Atualmente, há necessidade de reinventar materiais didáticopedagógicos que facilitem a compreensão de conteúdos em geografia. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da ... -
Qual a melhor música para se ensinar? reflexões sobre arte e gosto musical a partir das observações no PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, traz algumas reflexões que se originaram e se ampliaram ao longo das observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Levando em conta as colocações das Diretrizes ... -
Quão complexo é se avaliar?!
(Unila, 2014-10)Avaliação é um ato muito complexo. Segue o fato de que os professores devem realizar avaliações periódicas do desempenho de seus alunos e a isto atribuir valor (nota), segundo as normativas da escola. Na atualidade o ... -
“O que cabe num poema” - uma proposta de letramento literário por intermédio da leitura de poemas de Fernando Pessoa
(Unila, 2014-10)Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que envolvem uma proposta de leitura dos poemas de Fernando Pessoa, diante do perceptível distanciamento instaurado entre o gênero poesia e a sala de aula. A inquietude ... -
A questão da alteridade no ensino dos direitos humanos e a experiência do PIBID
(2014-10)O presente artigo possui por objetivo refletir sobre a dimensão da alteridade no ensino dos Direitos Humanos a partir da experiência do Pibid. Considerando o método fenomenológico, e a partir de pesquisa bibliográfica, ... -
Questões étnico-raciais no ambiente escolar
(Unila, 2014-10)Ao decorrer do trabalho a ser apresentado, temos por objetivo discutir sobre as questões étnico-raciais em ambiente escolar. A sociedade brasileira é formada por uma grande diversidade étnico-racial e é por esse motivo ... -
A química do tempo: uma oficina temática para o ensino de datação por carbono 14
(2014-10)A ciência e a tecnologia desempenham um papel fundamental e essencial na sociedade atual, por isso a grande importância em promover a cultura científica, aproximando o saber científico aos cidadãos. Nesta perspectiva, é ... -
Química e investigação: cinética química e as velocidades de reações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi elaborado a partir de experimentos realizados com estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Gisele, tendo como objetivo articular os conhecimentos prévios sobre ... -
A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química
(2014-10)É visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas ...