Itens para a visualização no momento 417-436 of 556

    • Pluralidade cultural: de memórias à geraç@o.com 

      Pagnussatti, Vera Beatriz Hoff (Unila, 2014-10)
      O trabalho expõe a experiência do projeto “Pluralidade Cultural”, realizado com quatro turmas, 8o e 9oAnos, do Colégio Eron Domingues, em parceria com o PIBID de Letras-Língua Portuguesa da UNIOESTE. Teve como foco ...
    • Poesia de Paulo Leminski no ensino de espanhol 

      Kochanovecz, Rosiane; Lopes, Jessica Karollayne Pinheiro; Correa, Thiago (Unila, 2014-10)
      A proposta deste artigo é relatar a experiência de uma atividade realizada em sala de aula com alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual de Curitiba, na disciplina de Língua Espanhola, com a colaboração de ...
    • A poesia na sala de aula: relato de experiência do subprojeto de letras de língua portuguesa 

      Ferreira, Adriana Alexandra; Santos, Fabiana dos; Busse, Sanimar (2014-10)
      Apresentam-se neste trabalho algumas reflexões sobre atividade de docência realizada pelo subprojeto de Letras, nas turmas do 6o Ano do Ensino Fundamental, nos Colégios Estaduais Horário Ribeiro dos Reis e Marilis Faria ...
    • Possibilidades de aprendizagem e encantos na educação do campo: vivências da 13o Jornada de Agroecologia 

      Gonçalves, Josiane; Souza, Patrícia Laís de; Chaves, Marta; Menezes, Maria Christine Berdusco (Unila, 2014-10)
      O presente texto objetiva relatar a vivência dos integrantes do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI), juntamente com os estudantes do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade Estadual ...
    • A prática de leitura e a fruição literária no ambiente escolar 

      Pereira, Aline Santos (2014-10)
      Este trabalho objetiva registrar as atividades, bem como avaliar os resultados obtidos no desenvolvimento da proposta intitulada “A construção do leitor crítico no Ensino Fundamental II”, que faz parte do Projeto ...
    • A prática do trabalho de campo na perspectiva interdisciplinar 

      Zabini, Franciele Oliveira; Umbelino, Moacir (2014-10)
      Com a notória dificuldade em estabelecer uma relação entre as disciplinas para romper com a fragmentação do conhecimento presente nas mesmas, foi desenvolvido um trabalho de campo com os alunos do 9o ano na perspectiva ...
    • A prática interdisciplinar: trabalhando com conflitos étnicos em sala de aula 

      Bonfim, Valderi de Oliveira; Geffer, Edivaldo; Rempel, Ademir (2014-10)
      O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de uma dinâmica realizada com o 9o ano do Colégio Estadual do Campo Profa. Maria de Jesus Pacheco Guimarães. A atividade interdisciplinar envolveu ...
    • Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campo 

      Gonçalves, Josiane; Almeida, Dircelia Alves; Menezes, Regiane de Souza; Fernandes, Denilsa dos Santos (Unila, 2014-10)
      Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil ...
    • Práticas significativas do Pibid/inglês na escola pública 

      Pires, Marilize (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar a acadêmicos e professores algumas experiências em sala de aula desenvolvidas no subprojeto PIBID Letras/Inglês. Após várias discussões acerca das DCEs e alguns textos ...
    • A práxis da iniciação na docência na educação infantil 

      Galli, Ana Claudia; Batistoni, Gabriel; Sewald, Silvana; Lima, Vanderléia (2014-10)
      A experiência de atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, SubProjeto Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, proporciona aos pibidianos a possibilidade de vivenciar práticas ...
    • Preparação para OBMEP: potencializando novos olhares para a matemática nas escolas públicas 

      Mirkoski, Maikon Luiz; Oliveira, Jonny Lucas de; Iarema, Felipe (Unila, 2014-10)
      Este trabalho, realizado no âmbito do Programa PIDID, apresenta e discute resultados obtidos na intervenção dos bolsistas em um projeto de preparação dos alunos para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das ...
    • Princípios e prática da alteridade na educação infantil 

      Fernandes, Pâmela Regina; Nassar, Noelma de Campos; Oliveira, Solange da Costa Lima; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo ...
    • Problematização contextualizada para o ensino de química: dissolução do isopor com acetona 

      Pereira, Ana Carla Fernandes; Oliveira, Jéssica Borges de; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Procurando aumentar o interesse dos alunos nas aulas de Química, os bolsistas do projeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana, apresenta uma proposta ...
    • A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID 

      Baptistão, Patrícia Ferro; Revelino, Cladilaine Aparecida; Silva, Fernando Oliveira da; Nervis, Jonis Jecks (2014-10)
      Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ...
    • O processo de formação dos camponeses na educação de jovens e adultos 

      Biff, Edina Vorpagel; Silva, Jeane Aparecida Soares da; Ramos, Leidiane da Silva de; Anjos, Clarice Felisbino dos (Unila, 2014-10)
      Reflete sobre a singularidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no contexto da Educação do Campo, a partir de uma experiência desenvolvida com apoio do PIBID-Diversidade. ...
    • Produção de hipertexto sobre estrutura função celular 

      Bisewski, Gessica Carolina Aparecida; Lima, Yasmin Cartaxo; Mendonça, Márcia Helena; Schadeck, Ruth Janice Guse (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem o objetivo de mostrar o percurso de uma das atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Visando facilitar a aprendizagem dos alunos ...
    • Produção e validação de tecnologia educativa 

      Ferreira, Ana Paula; Berticelli, Manoela Cristina; Rodrigues, Rosa Maria; Conterno, Solange de Fátima Reis (Unila, 2014-10)
      As ações educativas em saúde requerem planejamento, organização e sistematização. Nem sempre o processo educativo conta com materiais adequados para sua efetivação. Objetiva-se expor, a partir de referencial bibliográfico, ...
    • O professor da educação básica e Supervisor/Pibid enquanto agente fundamental na formação de professores reflexivos 

      Jesus, Atair José Bernardino de; Sell, Ana Carolini; Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro (Unila, 2014-10)
      Nosso objetivo neste trabalho, se da na direção de refletir sobre o papel do professor da educação básica, inserido no subprojeto de pedagogia do “PIBID - Programa institucional de bolsa de iniciação a docência”. Pautados ...
    • O programa PIBID diversidade da UTFPR de dois vizinhos no Colégio Estadual do Campo Santa Inês / Chopinzinho 

      Sikorski, Rosane Ivaz; Barbosa, Jeferson Bruno; Dalastra, Solange da Silva (Unila, 2014-10)
      Relato sobre a experiência do Programa PIBID Diversidade da UTFPR de Dois Vizinhos no Colégio Estadual do Campo Santa Inês – Chopinzinho – PR. O cronograma de atividades ainda está em andamento, porém já ...
    • Projeto astronomia na escola com o grupo PIBID Física /UEL: 2014 

      Nobre, José Henrique Ferreira; Carvalho, Luiz Fernandes Sousa de (Unila, 2014-10)
      O grupo atuante no projeto PIBID - Física /UEL-2014, participante do projeto “Astronomia aplicada no colégio” que foi criado com o intuito de ensinar Astronomia básica para alunos do ensino médio. O mesmo tem como objetivo ...