Itens para a visualização no momento 397-416 of 556

    • PIBID formando docentes ainda melhores 

      Freitas, Luana da Costa; Nacimento, Andrelise Karoline; Santos, Laiane Lima dos (Unila, 2014-10)
      Tendo como base um dos objetivos apresentados pelo projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência): “Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias a formação dos docentes, ...
    • PIBID interdisciplinar e o ambiente escolar 

      Rugeri, Talita Cristine; Silveira, Luciano; Nascimento, Ademir (Unila, 2014-10)
      A interdisciplinaridade prevista Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs) propõem um elo entre as disciplinas, ou seja, uma ligação e construção entre as diversas áreas de conhecimento; reaproximando e ...
    • PIBID interdisciplinar em escola do campo: estudo de caso - Colégio Estadual do Campo Profa Maria de Jesus Pacheco Guimarães – Guarapuava-PR 

      Santos, Anderson Rogerio Miranda dos; Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas; Rebello, Rudimar da Rocha Lyra; Kataoka, Adriana Massaê (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho visa relatar as experiências do projeto do Pibid Interdisciplinar da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Educação Ambiental: Teoria e Prática Interdisciplinar na Escola, com o objetivo ...
    • O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia 

      Simeone, Bruna; Dudek, Jaqueline; Domingues, Renata da Conceição; Prestes, Rodrigo Evaristo (Unila, 2014-10)
      O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar do PIBID. Aqui, procurou-se ...
    • PIBID Letras-Português/UEM: letramento literário no ensino fundamental 

      Corsi, Margarida da Silveira; Ritter, Lilian Cristina Buzato (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa-ação feita a partir do Subprojeto PIBID Letras-Português da Universidade Estadual de Maringá, o qual considera relevante estabelecer um diálogo contínuo entre a ...
    • O PIBID música e as possibilidades de interação entre universidade e escola 

      Rosas, Gabriel de Lucas; Sebben, Egon Eduardo (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho discute aspectos que ocorrem na interação entre PIBID (enquanto universidade inserida na comunidade escolar) e as escolas de Educação Básica e ressalta elementos que podem beneficiar a relação e a ...
    • PIBID música e prática pedagógico-musical: experiências de ensino envolvendo cotidiano e prática musical 

      Sobczak, Ana Paula A.; Mendonça, Jéssica de S. M. (Unila, 2014-10)
      O trabalho apresenta a experiência de atuação no subprojeto de Música do PIBID da Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizado em uma escola da rede pública de ensino do município, e tem como principal objetivo ...
    • PIBID música: articulações possíveis entre as práticas pedagógicas do projeto e a licenciatura 

      Gulyas, Kaline Legat; Sebben, Egon Eduardo (Unila, 2014-10)
      Este trabalho teve como objetivo traçar um paralelo entre as experiências vividas no subprojeto de Música do PIBID da Universidade Estadual de Ponta Grossa com algumas das disciplinas estudadas no primeiro ano do curso. ...
    • O PIBID na escola e as práticas interdisciplinares: uma possibilidade na formação docente 

      Ruckstadter, Flávio M. M.; Barnabé, Luis Ernesto; Noda, Marisa (Unila, 2014-10)
      Este texto tem como tema a análise de práticas interdisciplinares nas atividades realizadas pelos bolsistas de iniciação à docência nas escolas e suas relações com a formação docente. Discute- se, a partir do trabalho ...
    • PIBID nos anos iniciais e os jogos pedagógicos de ciências 

      Vivi, Daniela; Quadros, Claudia Fatima de; Padilha, Rubia Mara Ribeiro; Fagundes, Elizabeth Macedo (Unila, 2014-10)
      O trabalho apresenta relato das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá. O PIBID é um programa ligado à Coordenação de ...
    • PIBID Pedagogia-UEL: promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão 

      Biolo, Valéria Oliveira de Almeida; Matheus, Ana Elisa Duarte; Silva, Anilde Tombolato Tavares da (Unila, 2014-10)
      O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, propicia ao discente a possibilidade de interligar ensino, pesquisa e extensão, justifica-se tal afirmação, pois ao mesmo tempo que o discente aprende ...
    • PIBID-Português-Francês UEPG: Oficina Le Petit Prince 

      Ribeiro, João Israel; Urban, Ana Paula Ferreira; Dubruski, Ana Claudia (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho objetiva apresentar o PIBID-Francês-UEPG e os trabalhos desenvolvidos por três acadêmicos participantes, em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa- PR, esse texto está estruturados em três partes, ...
    • PIBID/diversidade nas escolas do campo: novas experiências na formação dos futuros educadores do campo 

      Ramos, Celso Eduardo Pereira; Donazzolo, Joel; Vismara, Lilian de Souza; Nunes, Sidemar Prezoto (Unila, 2014-10)
      O trabalho foi desenvolvido numa parceria com cinco Escolas do Campo da região sudoeste do Paraná, nos municípios de Candói, Escola Estadual de Lagoa Seca, Colégio Estadual Bom Jesus, em Marmeleiro, Colégio Estadual Padre ...
    • PIBID/Inglês: em busca da interdisciplinaridade 

      Buffa, Ruth Mara (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho constitui-se em relato das experiências e ações desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Inglês da UNICENTRO – Campus de Irati e seus desdobramentos a partir da segunda edição. A conjugação das recomendações ...
    • PIBID: conexões entre atuação na educação básica e a formação do futuro docente 

      Mosca, Marcos Antonio; Fernandes, Thays Daniela de Souza; Araújo, Tainá Taiza de (Unila, 2014-10)
      A atuação dos licenciandos no PIBID de matemática visa desenvolver e trabalhar conteúdos matemáticos contemplando aplicações lógicas e axiomáticas no Ensino Fundamental, usando o método dedutivo e fazendo demonstrações ...
    • PIBID: do ensino superior à sala de aula da educação básica 

      Polsin, Norberto José (Unila, 2014-10)
      O Programa de Iniciação à Docência é uma oportunidade de articulação entre teoria, aprendida no curso de graduação, e a prática. A vivência da sala de aula, com suas especificidades e desafios propicia aos acadêmicos ...
    • PIBID: formação inicial, relação teoria e prática 

      Gach, Jocilene dos Santos Pepe; Klein, Rejane (Unila, 2014-10)
      O Programa de Iniciação à Docência – PIBID propicia ao acadêmico uma experiência profissional adquirida ainda durante a formação, preparando-o para atuar em uma perspectiva de professor-pesquisador. Dentro deste contexto, ...
    • PIBID: o planejamento de aulas – métodos, vantagens e desvantagens 

      Barfknecht, Luciano; Branco, Ricardo (Unila, 2014-10)
      Este trabalho pretende abordar algumas questões referentes às discussões promovidas pelo subprojeto de Inglês do IFPR, Câmpus Palmas, acerca do planejamento didático-pedagógico e sua importância para o desenvolvimento ...
    • PIBID: práticas docentes que primam a qualidade da educação nas instituições de ensino 

      Primom, Gisele Simone Kovalski (Unila, 2014-10)
      Neste resumo relata-se a experiência do professor supervisor no sentido de acompanhamento, orientação e intervenção dentro do Programa PIBID, o qual oferece oportunidades de realizar atividades pedagógicas em escolas ...
    • A pluralidade cultural das lutas indígenas na escola 

      Virgilio, Camila da Silva; Caetano, Fabio Arnold; Urbinati, Keith Sato; Albuquerque, Luiz Rogério (2014-10)
      Nosso relato de experência foi um trabalho desenvolvido em uma escola pública de Curitiba, com duas turmas de 9o ano do ensino fundamental II através do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), onde oportunizou o ...