A mulher e o trabalho feminino em contos cubanos desde um enfoque multidimensional discursivo para ELE no Brasil
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Fernández, Yamilka Rabasa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
A importância da cultura nas práticas de ensinoaprendizagem de línguas é indiscutível, entretanto,
estudos realizados no âmbito da Linguística Aplicada vêm constatando o lugar acessório que a
literatura continua ocupando em materiais didáticos e currículos em universidades brasileiras.
Diante dessa situação, interessanos discutir, neste trabalho, formas possíveis de incluir a literatura
na formação de hispanistas. Para tanto nos apoiamos na Proposta Multidimensional Discursiva
desenvolvida por Serrani no Brasil (2010, 2014). Desde uma perspectiva renovada, e a diferença
dos currículos em que a progressão ocorre a partir da descrição linguística, aqui os conteúdos são
abordados articulando três componentes: intercultural; línguadiscurso; e de práticas verbais.
Ilustraremos nossa proposta com um conto cubano contemporâneo, da autora cubanorussa Anna
Lidia Vega Serova. Especificamente objetivamos: 1) realizar uma aproximação analítica do conto,
com ênfase nas problematizações do feminino e sua relação com o tópico trabalho, desde a
perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos de Género, e 2) discutir um exemplo prático de
como articular o conto no ensinoaprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE).
Consideramos que o tratamento esporádico e descontextualizado da cultura, sem o necessário
aprofundamento e problematização de sentidos que requer lidar com línguasculturas diferentes,
pode facilitar a reprodução e internalização de equívocos e de visões estereotipadas e redutoras nas
práticas de ensinoaprendizagem de espanhol
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Linguística aplicada, Ensino aprendizagem de línguas