• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A mulher e o trabalho feminino em contos cubanos desde um enfoque multidimensional discursivo para ELE no Brasil

Thumbnail
View/Open
Resumo de evento (102.8Kb)
Date
2016-08
Author
Fernández, Yamilka Rabasa
Metadata
Show full item record
Abstract
A importância da cultura nas práticas de ensinoaprendizagem de línguas é indiscutível, entretanto, estudos realizados no âmbito da Linguística Aplicada vêm constatando o lugar acessório que a literatura continua ocupando em materiais didáticos e currículos em universidades brasileiras. Diante dessa situação, interessanos discutir, neste trabalho, formas possíveis de incluir a literatura na formação de hispanistas. Para tanto nos apoiamos na Proposta Multidimensional Discursiva desenvolvida por Serrani no Brasil (2010, 2014). Desde uma perspectiva renovada, e a diferença dos currículos em que a progressão ocorre a partir da descrição linguística, aqui os conteúdos são abordados articulando três componentes: intercultural; línguadiscurso; e de práticas verbais. Ilustraremos nossa proposta com um conto cubano contemporâneo, da autora cubanorussa Anna Lidia Vega Serova. Especificamente objetivamos: 1) realizar uma aproximação analítica do conto, com ênfase nas problematizações do feminino e sua relação com o tópico trabalho, desde a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos de Género, e 2) discutir um exemplo prático de como articular o conto no ensinoaprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE). Consideramos que o tratamento esporádico e descontextualizado da cultura, sem o necessário aprofundamento e problematização de sentidos que requer lidar com línguasculturas diferentes, pode facilitar a reprodução e internalização de equívocos e de visões estereotipadas e redutoras nas práticas de ensinoaprendizagem de espanhol
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/2482
Collections
  • Hispanistas - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV