O cinema como recurso didático na formação continuada de professores de espanhol da rede pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08

Autores

Stefani, Viviane Cristina Garcia de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

UNILA

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo propor uma discussão acerca do uso do cinema como instrumento para ensinar espanhol, a partir do relato de uma experiência com formação continuada de professores de línguas estrangeiras de escola pública, em uma cidade do interior de São Paulo. Ao propormos e ministrarmos o curso de formação, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, pretendíamos analisar o impacto do uso do cinema como instrumento didático na prática dos docentes. Partimos dos pressupostos de que ensinar língua estrangeira por meio do cinema motiva o aprendente, auxilia no desenvolvimento das habilidades comunicativas e estimula o aprendizado autônomo. Durante as 30 horas de duração do curso, oferecemos aportes teóricos e práticos para dar subsídios aos professores para analisarem e prepararem atividades didáticas com conteúdo fílmico. Os participantes tiveram oportunidades de interação e troca de experiência, uma vez que todas as atividades preparadas eram compartilhadas e analisadas pelo grupo antes de serem aplicadas em sala de aula. Acompanhamos e orientamos a elaboração de material didático com conteúdo fílmico, bem como os resultados obtidos em sala de aula a partir da aplicação do material. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978, 1981; VYGOTSKY, 1998; ENGESTRÖM, 2009, 2011), que reconhece que todos somos fonte do saber e podemos agir de forma colaborativa para ampliar a construção de sentidos

Abstract

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Cinema - recurso didático, Formação - docência

Citação