Ensino de segunda língua: Uma contribuição para o desenvolvimento da competência interacional na escrita

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Data

2016-08

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UNILA

Resumo

O presente estudo visa a uma investigação acerca das dificuldades encontradas por falantes nativos de espanhol, aprendizes de português como segunda língua, quanto ao processamento textual de diferentes gêneros textuais, com objetivo de propor estratégias a serem utilizadas por esses aprendizes para desenvolver a competência interacional no âmbito da leitura e da escrita. A pesquisa sobre ensino e aprendizagem de língua é essencial para a compreensão sobre como se dá a aprendizagem e a incorporação de novos elementos linguísticoculturais por meio da língua. Sendo imprescindível para a proposta ou aperfeiçoamento de metodologias e estratégias que permitam ao aprendiz apropriarse da língua e da cultura estrangeira. A Sociolinguística Interacional é o eixo teórico que norteia este estudo com base nos trabalhos de Erving Goffman, Dell Hymes e John Gumperz, além da contribuição da Linguística Textual de Marcuschi e de Koch. Ressaltamos que apesar de os estudos em Sociolinguística Interacional priorizarem as interações face a face, não excluem as interações escritas, nem as multimodais. Nesta pesquisa, utilizamos a metodologia de base qualitativa interpretativista, buscamos analisar de forma reflexiva nosso objeto de estudo considerando a complexidade que envolve a prática social observada. As técnicas empregadas para a geração de dados foram: observação participante, grupo focal e entrevista aberta. Diante das dificuldades apresentadas pelos aprendizes, propusemos estratégias a serem desenvolvidas em sala de aula

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Ensino de segunda língua

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