Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Codeglia, Ana Florencia
Campos, Thayane Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNILA
Resumo
O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido
durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de
Espanhol aprovadas pelo PNLD, com base nos pressupostos para o ensino/aprendizagem de
línguas estrangeiras apresentados em documentos oficiais e estudos teóricos sobre gêneros
discursivos e letramento crítico. A partir de análises realizadas no grupo de estudos do projeto, foi
possível constatar que a coleção Cercanía Joven (COIMBRA; CHAVES; BARCIA, 2013),
aprovada pelo PNLD 2015, está disponível em duas versões, uma em três volumes, destinada às
escolas públicas, e outra em volume único, destinada às escolas privadas brasileiras, e que as
unidades didáticas da versão em três volumes são mais extensas do que as do volume único. Por
essa razão, neste trabalho pretendemos comparar as duas versões a fim de identificar as diferenças
entre elas e observar as partes que foram suprimidas na seção de leitura. A partir dos critérios
estabelecidos no edital do PNLD 2015, analisaremos se as atividades que não constam do volume
único estão relacionadas a algum requisito específico e verificaremos se a ausência dessas
atividades pode ter algum impacto na formação crítica dos alunos. Para isso, consideraremos o que
as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) apontam sobre leitura
crítica e letramento crítico
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Coleção Cercanía Joven