Os saberes docentes na adequação do material didático usado no Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo

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Data

2016-08

Autores

Silva, Silvana Aparecida Duarte da

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Editor

UNILA

Resumo

O trabalho é uma pesquisa descritiva qualitativa em andamento, que investiga os saberes docentes requeridos para se trabalhar o material didático de língua espanhola escolhido para o Centro de Estudos de Línguas (CEL), programa do estado de São Paulo que proporciona ensino gratuito de Línguas aos alunos da rede estadual de ensino. O livro didático é um material que auxilia o professor na sala de aula e no ensino de língua espanhola ele é mais um recurso que contribui para a aprendizagem. Logo, uma das perguntas que este trabalho pretende abordar é quais saberes docentes necessários para adequar este recurso e até que ponto a proposta do livro está de acordo com o que os documentos do CEL nos apresentam. O foco em um local específico de ensino, exigindo que o professor utilize seus saberes, principalmente os experienciais. Maurice Tardif (2004, p.215), trata sobre os saberes temporais, profissionais, cotidianos, experienciais e práticos. Segundo ele a educação é como “arte do ponto de vista da existência humana, por meio dela, somos chamados a ir além da ação pela ação”. A rotinização pode estar sendo sustentada por princípios de certezas que o professor vai adquirindo a medida que sua prática se torna habitual. Essa prática não está relacionada somente ao conteúdo que se ensina, há outros saberes que também fazem parte do processo formativo, por isso a pesquisa se torna tão pertinente

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Material didático, Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo

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