Diálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursiva
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Campos, Rodrigo da Silva
Jesus, Simone Emiliano de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNILA
Resumo
Nossa comunicação tem por objetivo analisar discursos sobre o trabalho do professor de espanhol
para crianças em formação, a partir dos resultados obtidos com a aplicação de um questionário aos
graduandos em Letras: PortuguêsEspanhol, participantes do projeto de Iniciação à Docência O
espanhol como língua estrangeira (E/LE) nas séries iniciais do ensino fundamental: uma nova
perspectiva na formação docente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Acreditamos que, com esses discursos, é possível verificar que concepção de ensino fundamentaria
seu trabalho com esse públicoalvo, observando que imagens de professor e de aluno se constroem
a partir da análise de suas falas. Entendemos que, embora o corpus da pesquisa seja reduzido, uma
vez que constituem a comunidade dialógica da pesquisa poucos voluntários, os dados obtidos nos
permitem levantar reflexões importantes, visto que, baseandonos na teoria bakhtiniana
(BAKHTIN, 2003) sobre o enunciado concreto ser um elo na cadeia discursiva, podemos afirmar
que o discurso dos graduandos traz a ressonância de outras vozes circulantes nesse ambiente de
formação de professores de E/LE. Nossa proposta busca articular a linguagem com o universo
laboral, numa aproximação entre os Estudos Discursivos (MAINGUENEAU, 2004) e a Ergologia
(SCHWARTZ, 1997), de forma a promover a reflexão e a análise desse entorno e preparar
professores de espanhol para crianças que possam vir a atuar de forma criativa e transformadora no
âmbito da Educação Básica
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Diálogos, Letras - Português/Espanhol