O uso dos gêneros textuais para o ensino da Língua Espanhola: a prática desenvolvida em sala de aula
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Data
2016-08
Autores
Giracca, Mirella Nunes
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Editor
UNILA
Resumo
O presente trabalho visa apresentar a construção e o processo realizado para amenizar as
dificuldades de interpretação e produção de texto dos discentes do curso de Letras Espanhol da
UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Tal processo fezse necessário por perceber que a única
disciplina de produção textual em língua espanhola só é ofertada no sexto semestre acadêmico
dessa instituição, e por notar que os alunos apresentam imensa dificuldade em ler, interpretar e
produzir textos em espanhol. Para tanto, foram pensadas e aplicadas atividades que estivessem
relacionadas ao mundo real, buscando, assim, atraílos para o contexto “sala de aula” em todos os
sentidos, seja como alunos e como futuros professores. Fundamentamonos, como base teórica para
a construção da disciplina, em BAKHTIN (1992), MARCUSCHI (2002), KOCH (2010),
ALMEIDA FILHO (1993) e LEFFA (2011). Como resultado, percebeuse uma enorme participação
por parte dos alunos, os quais se engajaram em apresentar seus trabalhos em eventos por
Rondônia, como também apresentaram uma preocupação com o currículo acadêmico. Com isso,
mostrase a importância de oferecer essa disciplina e esse conteúdo não apenas no sexto semestre,
mas no início do curso, pois essa cadeira colabora para o desenvolvimento dos acadêmicos na
leitura, interpretação e escrita de textos em língua espanhola, direcionada ao âmbito acadêmico e
profissional
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Universidade Federal de Rondônia (UFR), Curso de Letras Espanhol da UNIR