Miradas artísticas acerca de Buenos Aires
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Data
2016-08
Autores
Santos, Maricélia Nunes dos
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Editor
UNILA
Resumo
A relação estabelecida entre as formas artísticas e os espaços urbanos tem despertado a atenção de
muitos críticos, entre os quais se destaca Beatriz Sarlo (2008), para quem a cidade se caracteriza
como o teatro do intelectual, sendo que tanto o artista como o seu público são atores urbanos. E uma
dessas cidades que vem instigando os olhares artísticos desde longa data é Buenos Aires. A capital
argentina, na condição de cidade empírica, constitui o suporte para a construção da cidade do
futuro, a partir da imaginação urbana de Arlt, da reconfiguração de Le Corbusier e dos novos
edifícios de Acosta, bem como desperta a visão nostálgica de Borges (SARLO, 1994, 2008). Mas a
nostalgia em relação a um modelo de cidade e a negação em relação a outro parece não estar restrita
aos artistas que, a exemplo de Borges, tiveram a oportunidade de vivenciar ambos os perfis
citadinos. Isso é o que nos faz crer a obra cinematográfica Medianeras (2011), dirigida por Gustavo
Taretto. Nessa obra, a cidade não configura apenas mais um elemento da narrativa, mas um
elemento de importância tal que interfere no comportamento dos personagens e nas suas atitudes,
sendo imprescindível para a significação que o texto assume. Nesse sentido, propomos um estudo
acerca da representatividade de Buenos Aires como elemento ficcional que interfere sobremaneira
na significação da narrativa na referida produção fílmica
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Buenos Aires - Argentina, Obra cinematográfica Medianeras (2011)