El cometa Halley: Reinaldo Arenas reescrevendo a história das irmãs Alba

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Date
2016-08Author
Andreta, Bárbara Loureiro
Montemezzo, Luciana Ferrari
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Show full item recordAbstract
No conto “El cometa Halley” (1986), o escritor cubano Reinaldo Arenas (19431990) propõe um
novo final para a peça La casa de Bernarda Alba (1936), de Lorca. Neste conto, Adela, então
grávida de Pepe, foi salva do suicídio por suas irmãs, e juntas, fogem da casa materna e para iniciar
uma nova vida em Cuba. No conto, a opressão se repete no momento em que as irmãs, já em Cuba,
agem de forma tirânica ao excluir Adela do convívio familiar, considerandoa incapaz de criar e
conviver com seu filho. No que diz respeito ao comportamento das irmãs Alba, devese destacar que
na peça lorquiana, as irmãs trajavam roupas pretas, em sinal do luto que deviam guardar pela morte
do segundo marido da mãe, eram impedidas de sair de casa e de se relacionar com as pessoas do
povoado onde viviam. Entretanto, tudo isso era uma imposição materna. Em “El Cometa Halley”,
após escaparem da Espanha e do jugo da mãe, quatro irmãs repetem esse comportamento em
território cubano. Angústias, Madalena, Amélia e Martírio, ao se mudarem para a cidade cubana de
Cárdenas, passam a levar uma vida muito semelhante à vida que levavam na Espanha, conforme
aparece na peça lorquiana. No entanto, essa não é mais uma imposição materna, é uma decisão das
irmãs. Ao relatar a forma como as irmãs se comportam em Cuba, repetindo a vida que tinham na
casa materna, Reinaldo Arenas evidencia o quanto são fortes as opressões e repressões
internalizadas, pois as irmãs já não estavam sob o controle da mãe, mas a mãe continuava
exercendo um forte controle sobre elas