Representações culturais de países hispanofalantes: Um estudo de recursos visuais em disciplinas de um curso de Letras Espanhol a distância

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08

Autores

Oliveira, Carlos Rodrigo de
Oliveira, Leandra Cristina de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

UNILA

Resumo

Tendo em vista a contemporaneidade da discussão sobre cultura na Linguística Aplicada, tanto no âmbito do ensino de língua materna como de língua estrangeira, dimensionamos o diálogo sobre o tema ao ensino de espanhol na Educação a Distância (EaD). Com um olhar sobre o Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade EaD, temos por objetivo discutir as representações culturais dos países hispanofalantes nas imagens do Ambiente Virtual da disciplina de Língua Espanhola I. Consoante ao objetivo, levantamos a seguinte questão: as representações culturais nas imagens analisadas contribuem para a desconstrução de concepções reducionistas e estereotipadas sobre os países hispanofalantes? A hipótese que aventamos é de que as imagens com funções meramente ilustrativas ou motivacionais são mais propensas a reduzir os países a símbolos e estereótipos culturais, trazendo menos contribuições na desconstrução dessas visões reducionistas. Para maior aprofundamento da discussão nos assentamos em bases teóricas que versam sobre culturas e identidades no ensino de línguas estrangeiras (cf. MENDES, 2015; PARAQUETT, 2010; OLIVEIRA et al, 2015)

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Educação a Distância - EaD, Curso de Letras Espanhol

Citação