Representações culturais de países hispanofalantes: Um estudo de recursos visuais em disciplinas de um curso de Letras Espanhol a distância
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Oliveira, Carlos Rodrigo de
Oliveira, Leandra Cristina de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNILA
Resumo
Tendo em vista a contemporaneidade da discussão sobre cultura na Linguística Aplicada, tanto no
âmbito do ensino de língua materna como de língua estrangeira, dimensionamos o diálogo sobre o
tema ao ensino de espanhol na Educação a Distância (EaD). Com um olhar sobre o Curso de Letras
Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade EaD, temos por objetivo
discutir as representações culturais dos países hispanofalantes nas imagens do Ambiente Virtual da
disciplina de Língua Espanhola I. Consoante ao objetivo, levantamos a seguinte questão: as
representações culturais nas imagens analisadas contribuem para a desconstrução de concepções
reducionistas e estereotipadas sobre os países hispanofalantes? A hipótese que aventamos é de que
as imagens com funções meramente ilustrativas ou motivacionais são mais propensas a reduzir os
países a símbolos e estereótipos culturais, trazendo menos contribuições na desconstrução dessas
visões reducionistas. Para maior aprofundamento da discussão nos assentamos em bases teóricas
que versam sobre culturas e identidades no ensino de línguas estrangeiras (cf. MENDES, 2015;
PARAQUETT, 2010; OLIVEIRA et al, 2015)
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Educação a Distância - EaD, Curso de Letras Espanhol