Gil Fernández e sua proposta metodológica para o ensino da pronúncia do espanhol
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Data
2016-08
Autores
Alves, Júlia Batista
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Editor
UNILA
Resumo
Assim como a aquisição e a aprendizagem do aspecto fônico representa uma das maiores
dificuldades para os estudantes brasileiros de espanhol como língua estrangeira (ELE), o seu ensino
também é considerado tarefa árdua por boa parte do professorado da área, que conta com poucos
materiais que sirvam de guia ou referência e que os oriente quanto a objetivos, conteúdos,
metodologia etc. Graças à carência de materiais que abordem o ensino da pronúncia de maneira
sistemática e comunicativa aliada ao despreparo de alguns professores, a pronúncia assume, ainda
hoje, um papel secundário nas aulas de línguas estrangeiras e sua desvalorização muitas vezes
impede que os estudantes avancem na sua competência fônica e consigam comunicarse com seus
interlocutores. Para ensinar pronúncia, defendemos que não basta que o professor domine tal língua,
fazse necessário que ele possua alguns saberes, competências e habilidades específicas que o
auxiliarão na utilização de estratégias adequadas para o seu ensino. Dessa forma, visando contribuir
para a melhoria da qualidade do ensino da pronúncia nas aulas de ELE, o presente trabalho tem
como objetivo apresentar aos professores, na íntegra e de forma traduzida, o subcapítulo Propuesta
metodológica, que faz parte do capítulo 2 CONSIDERACIONES GENERALES SOBRE LA
ENSEÑANZA DE LA PRONUNCIACIÓN DE LENGUAS EXTRANJERAS do livro Fonética para
profesores de español: de la teoria a la práctica, de Juana Gil Fernández (2007)
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Luis Gil Fernández (1927-) - filólogo español