Baba de Caracol en Terciopelo Negro: a crônica de Pedro Lemebel analisada pela teoria literária brasileira
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Data
2016-08
Autores
Maia, Helder Thiago Cordeiro
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Resumo
Neste trabalho, a partir das discussões levantadas por seis teóricos e críticos literários brasileiros,
analisamos nove crônicas, que estão espalhadas por seis livros, do escritor chileno Pedro Lemebel,
tendo como primeiro objetivo problematizar o lugar da crônica no campo das literaturas
contemporâneas. Além disso, por compactuarmos com a ideia de que um estudo exclusivamente
formal de um texto literário termina sempre por descartar os aspectos éticos da obra, discutiremos e
analisaremos essas seis obras também a partir dos estudos queer, sem perder de vista aportes
teóricos dos feminismos interseccionais e dos estudos transfeministas. A partir dos livros La esquina
es mi corazón: crónica urbana (1995), Loco Afán: crónicas de sidario (1996), De Perlas y Cicatrices
(1998), Zanjón de la Aguada (2003), Adiós Mariquita Linda (2004) e Háblame de amores (2012)
podemos dizer que o autor através de uma linguagem em devir minoritário, que é sempre proletária,
travestida e afeminada, desmonta a hetero e a homonormatividade da sociedade chilena, seja através
de conhecidas figuras dos mundos das artes, das letras e da política institucional, seja através de
desconhecidos e fugazes amantes, seja através de instituições macropolíticas. Podemos dizer,
portanto, que a linguagem em Lemebel é sempre uma possibilidade de criação artística, ainda que
ele esteja extremamente preocupado em discutir questões políticas. Por fim, podemos afirmar que,
apesar do constante flerte com a poesia, muitas das características associadas tradicionalmente à
crônica atravessam a obra do autor chileno
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Teoria literária brasileira, Pedro Lemebel - escritor chileno