Motivação para aprender de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas
Visualizar/ Abrir
Data
2016-08Autor
Andrade, Flavia Hatsumi Izumida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho é resultado do mestrado realizado no PPGL da UFSCar, cujos objetivos foram
caracterizar a dinâmica da motivação de alunos de um Centro de Estudos de Língua em processo de
aprendizagem de espanhol e identificar os propiciamentos (PAIVA, 2009) responsáveis por sua
mudança. Compreendemos a motivação como um Sistema Complexo e Dinâmico (DÖRNYEI,
USHIODA, 2012) (LARSENFREEMAN E CAMERON, 2008), composto por diferentes fatores
interagindo constantemente, alterandose em função do tempo e/ou de mobilização entre seus
componentes. Analisaramse os dados de doze participantes, obtidos por meio de três instrumentos
de coleta de dados (questionário, diário de aprendizagem e entrevista semiestruturada),
qualitativamente, com base interpretativista e de categorias linguísticas. Na análise da entrevista,
fezse um recorte nos dados e passouse a aprofundar os dados de metade do corpus. A pesquisa
inserese na pesquisaação, pois a pesquisadora era docente no CEL. A partir dos doze relatos,
identificamos as motivações iniciais para aprender espanhol e encontrar os propiciamentos (PAIVA,
2009) oportunidades de contato com a língua estrangeira que emergem em linguagem e geram
modificações nos sistemas complexos motivacionais dos participantes alteradores da condição
inicial do sistema motivacional dos alunos. Os resultados revelam que os participantes, em sua
maioria, não possuíam motivação inicial para aprender espanhol, e que o contato com os
propiciamentos tais como: interação/formação de grupo; atividades desenvolvidas em sala e atuação
do professor, alterou o sistema motivacional positivamente