O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Oliveira, Flávia Farias de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho objetiva refletir acerca dos silêncios (ORLANDI, 2007) que se produzem sobre o
universo hispanofalante no tratamento conferido ao texto literário em livros didáticos de espanhol
como língua estrangeira (E/LE). Cremos que o texto literário possui caráter potencializador da
aprendizagem da língua espanhola, dada a intrínseca relação entre língua e literatura, já que esta se
materializa em uma língua. É nesta materialização que os discursos ganham voz no texto literário. A
literatura potencializa o movimento que coloca o leitor em diálogo com essa voz que fala sobre um
novo lugar social, o da língua estrangeira. A construção estética e linguística do literário se
caracteriza por não pretender ser uma representação da realidade, mas por sugerila. A língua se
caracteriza por estar constituída por ditos, nãoditos e jáditos. Toda língua suscita sentidos que se
produzem quando recuperadas as suas condições de produção, que são de ordem cultural, social,
histórica e discursiva. O texto literário, em sua tessitura, se apropria dessa característica da língua
para construirse e provocar efeitos de sentido que se produzem ao entrar em diálogo com o universo
sociocultural e discursivo ao qual pertence o leitor. Contudo, conforme a pesquisa realizada na
dissertação “A literatura na língua do outro: o tratamento do texto literário em livros didáticos
E/LE” (OLIVEIRA, 2013), pôdese constatar que há um silenciamento dessas vozes que se
materializam discursivamente na literatura, pois há uma supervalorização da análise dos aspectos
linguísticoestruturais do texto literário. Logo, não se promove o diálogo entre as vozes que ecoam
tanto na língua materna como na estrangeira. Mostraremos este silenciamento, através das análises
realizadas na referida dissertação, com base nos postulados teóricos de Pêcheux (2009), Serrani
(2010), Barthes (2010)
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Livro didático, Língua estrangeira