Representações da língua espanhola por seus professores e suas consequências para a prática docente: um estudo sobre as ideologias linguísticas
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Data
2016-08
Autores
Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira
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Resumo
Neste trabalho, pretendemos apresentar os fundamentos das chamadas “representações
linguísticas”, também denominadas ideologias linguísticas por alguns pesquisadores da área, com o
objetivo de perceber como diferentes representações da língua espanhola podem trazer
consequências diversas às práticas docentes deste idioma. Quando falamos sobre representações
linguísticas, nos referimos às ideias, crenças e posições ideológicas que os falantes possuem a
respeito de uma língua (CALVET, 2004) e, neste sentido, tentaremos confirmar se tais idealizações
são influenciadas não só pelas políticas linguísticas de promoção e expansão de um determinado
idioma, neste caso, o espanhol, mas também pelo conjunto de experiências (formação, valores
familiares, fatores culturais e econômicos) que compõem a trajetória individual do professor, isto é,
seu capital cultural (BOURDIEU, 1998). Considerando o fato de que a representação linguística é
um tipo de representação social, será relevante discorrer, também, sobre este último conceito. O
presente artigo faz parte de uma investigação de doutorado iniciada no ano corrente, na qual se
pretende analisar as questões levantadas através de pesquisa feita com professores de espanhol da
Rede Municipal de Educação de Niterói.
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Ideologias linguísticas, Rede Municipal de Educação de Niterói