Formações discursivas cientificistas e não cientificistas na licenciatura em Letras Espanhol
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Data
2016-08
Autores
Fugazza, Elíria Quaresma
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Editor
Resumo
Nosso objetivo principal é demonstrar de que maneira se produzem movimentos de separação, e/ou
diálogo, entre as formações em língua e em literatura oferecidas aos graduandos do curso de
licenciatura em Letras Espanhol de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro.
Examinamos o seguinte corpus: a) 4 textos teóricos que compõem a bibliografia de disciplinas de
língua espanhola e de literaturas hispânicas; e b) entrevistas semiestruturadas com 2 professoras
universitárias (1 de língua espanhola e 1 de literaturas hispânicas), 2 professores atuantes na
Educação Básica (1 com formação em nível de pósgraduação na área de estudos linguísticos e 1 na
de estudos literários) e 2 licenciandos (1 que se aproxima mais a projetos desenvolvidos na área de
língua e a outra, a projetos desenvolvidos na área de literatura). Ademais, categorizamos os textos
disponibilizados aos alunos nas disciplinas de língua espanhola e de literaturas hispânicas através de
pastas em fotocopiadoras ou pela Internet, chegando a um total de 123 textos, dentre os quais 97
correspondem às disciplinas de literaturas e 26, às de língua. Com base na Análise do Discurso,
examinamos as marcas da enunciação e da heterogeneidade presentes nos discursos dos sujeitos
entrevistados e dos textos teóricos analisados. Verificamos que tais discursos são atravessados por
tensões e imbricações entre formações discursivas cientificistas e formações discursivas não
cientificistas, percebendose assim um movimento simultâneo de reprodução da cisão língua vs.
literatura e de diálogo entre esses campos epistemológicos
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Formações discursivas - cientificistas e não cientificistas, Licenciatura - Letras Espanhol