IC - Artigos científicos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 120
  • Item
    Cotidiano de fronteira em países da América Latina e Ibéricos
    (2017-10) Manfrin, Marta Eriana K.
    Este trabalho procura problematizar a temática de fronteira em países da América Latina e Ibéricos, sobre o ponto de vista do cotidiano desses países, na questão social e econômica, como na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina; Brasil, Peru e Bolívia; o norte do México, na América Latina e Portugal e Espanha na península Ibérica. Nesses espaços, ocorrem migrações de pessoas, como a diária, temporária ou permanente, conforme os interesses de cada uma, e o comércio de mercadorias, de forma legal e lícita, conforme a lei do país em questão, e também a ilegal, a clandestina e a ilícita. Diante disso, observa-se que em meio à variedade de compras de mercadorias, algumas acontecem através do contrabando, situações de comércio que se insere no contexto da globalização. No entanto, esse cenário propicia a identidade de cultura de fronteiras, que consequentemente resultam no desenvolvimento do local, com as vendas de produtos, como também à renda do trabalho, e assim sendo, à ampliação urbana em tais espaços geográficos. Porém, convém lembrar que nesse trabalho são leituras das fronteiras e não sobre as fronteiras em si, pois cada uma tem sua política em questão.
  • Item
    Modelagem numérica de uma proposta de microgerador termoelétrico de estado sólido para captação de energias residuais (Energy Harvesting)
    (2016-10) Maran, Anderson Luis Oliveira; Ando Júnior, Oswaldo Hideo
    A geração de eletricidade termoelétrica é baseada no efeito Seebeck, ou seja, se calor é aplicado a uma junção de dois semicondutores dissimilares conectados em um circuito, uma corrente é gerada. Os efeitos termoelétricos podem ser empregados na geração de eletricidade em processos como a captação de energias residuais utilizando-se o gerador termoelétrico (TEG) da figura 1(b) composto de módulos termoelétricos como o da figura 1(a) para o aproveitamento dessas formas de energia e melhoria da eficiência energética. Neste trabalho apresenta-se um modelo geométrico bidimensional de uma série de pares termoelétricos para simulação computacional utilizando o software COMSOL Multiphysics visando avaliar o efeito Seebeck para captação de energias residuais.
  • Item
    Estudo e avaliação analítica de um microgerador de estado sólido (Energy Harvesting)
    (2016-10) Henao, Nelson Calderón; Ando Júnior, Oswaldo Hideo
    O cenário energético mundial apresenta novos desafios no tocante às técnicas de aproveitamento de fontes não convencionais de energia. Nesse sentido, é preciso desenvolver novas tecnologias ambientalmente corretas e, ao mesmo tempo, economicamente viáveis. Haja vista que gigantescas quantidades de energia são desperdiçadas em forma de calor anualmente, esta energia é chamada de poluição térmica e não pode ser aproveitada na geração térmica convencional já que a temperatura é relativamente baixa (Basel I. Ismail, 2009). Considerando o fato de que as indústrias desperdiçam diariamente uma quantidade substancial de energia na forma de calor dissipado desde os processos produtivos, a recuperação desse tipo de energia se mostra como uma alternativa atraente no marco da eficiência energética, ainda mais, se dita parcela de energia originalmente desperdiçada pode ser reaproveitada diretamente na forma de eletricidade (Energy Harvesting). As aplicações usuais para os TEG ́s consistem em instrumentação industrial, médica, militar, aeroespacial e fornecimento de energia em locais remotos ou para dispositivos portáteis; as novas preocupações no tocante ao meio ambiente e as emissões de poluentes têm levado ao estudo de novas tecnologias para satisfazer as crescentes necessidades energéticas da população visando simultaneamente diminuir os impactos ambientais negativos.
  • Item
    Análise sísmico-estática equivalente: uma comparação entre as normas sísmicas brasileira e peruana
    (2016-10) Anci, Jeniffer Andrea Sanchez
    O presente trabalho faz uma abordagem da análise sísmico-estática equivalente segundo os critérios da Norma Brasileira ABNT NBR 15421:2006 e da Norma Peruana: Diseño Sismo Resistente E-030:2016, voltada para a aplicação em estruturas de edificações. Sabe-se que, comumente, a análise sísmica de edifícios não é abordada nos projetos de engenharia civil no Brasil devido ao pouco risco sísmico existente no território. Contudo, não podem ser desprezados tais estudos, pois já existe histórico sísmico no Brasil inclusive com danos estruturais médios em edificações produto de algum abalo sísmico em alguma região no Brasil.
  • Item
    Projeto e desenvolvimento de novos métodos para microgeração de energia através da captação de energias residuais (Energy Harvesting)
    (2016-10) Rodrigues, Brenda Monteiro; Ando Júnior, Oswaldo Hideo
    Energy Harvesting (EH), captação de energias residuais, é todo e qualquer método e/ou processo que visa captar e transformar energia residual (perdas) em energia elétrica. Esta técnica utiliza-se de transdutores especiais, que são capazes de converter uma grandeza física (pressão, temperatura ou brilho), para extrair energia elétrica tendo como fonte perdas, ou seja energias residuais (FARMER, J. R., 2007). Esta técnica surgiu da preocupação com o consumo energético e a busca de alternativas para melhoria da eficiência energética e a busca por soluções autossustentáveis para de microssistemas isolados. De uma forma geral, Energy Harvesting se preocupa em reutilizar esse gasto de energia, transformá-lo e gerar novas oportunidades de reaproveitamento da energia que estava sendo perdida. Nos dias atuais as técnicas para captação de energia estão cada vez mais modernas e criativas, o que diversifica as possibilidades de empregado para a conversão de energia, e consequentemente, veem chamando atenção como uma tecnologia emergente para aperfeiçoar a eficiência dos sistemas. No decorrer dos capítulos aborda-se detalhadamente a base histórica da EH seguido de uma revisão da situacional de seu desenvolvimento e aplicabilidade.
  • Item
    Síntesis y caracterización de catalizadores NI-CU/NB2O5 para aplicación en la producción de H2 a partir de la reacción de reforma de biocombustibles derivados de biomasa
    (2016-10) Cortazzo Dorado, Ana Laura; Furtado, Andréia Cristina
    En el contexto mundial actual, donde la demanda por energía crece, así como la preocupación por la destrucción del medio ambiente y la necesidad de disminuir las emisiones de gases de efecto invernadero, la búsqueda de nuevas fuentes de energía limpia se transforma en un imperativo. El hidrógeno, como vector energético, se presenta como una interesante alternativa gracias a su aplicación en las células de combustible, dispositivos altamente eficientes de transformación de energía. En la actualidad, más del 95% del H 2 es producido a partir de la reforma de combustibles de origen fósil, lo que torna necesario las investigaciones que permitan revertir esta situación, es decir, encontrar formas de producción de hidrógeno eficientes y limpias. Los biocombustibles derivados de la biomasa son fuentes de energía limpia, ya que se considera que presentan cero emisiones de CO 2 durante su ciclo, y a su vez son un recurso renovable. De esta forma, la producción de H 2 a partir de derivados de la biomasa es una excelente alternativa. En ese contexto, el objetivo de esta investigación es la síntesis y caracterización de catalizadores heterogéneos de Ni y Cu soportados en Nb 2 O 5 (calcinado a diferentes temperaturas) y en La 2 O 3 , para ser utilizados en la producción de hidrógeno a partir de reacciones de reforma de biocombustibles derivados de la biomasa.
  • Item
    Avaliação de desempenho lumínico através de medições com luxímetro
    (2016-10) Zefra, Jennifer Carolina G.; Sacht, Helenice Maria
    O uso frequente de sistemas de iluminação e climatização artificiais nas edificações, principalmente as não residenciais, representa grande parte do consumo de energia elétrica atual. Observa-se que em países como o Brasil, que apresentam clima quente, tem-se levantado a preocupação do superaquecimento nas construções de uso público, ocasionando o uso de proteções solares mal dimensionadas, resultando no bloqueio de iluminação natural e no uso permanente de iluminação artificial na maior parte dos horários, e consequentemente aumentando o desperdício energético. Por isso, os projetistas devem planejar na fase inicial o uso da iluminação natural e artificial, de forma que juntas tenham a capacidade de criar um ambiente confortável e saudável, diminuindo o consumo energético e os impactos negativos gerados. Sem o planejamento adequado têm-se como consequência, edificações com condições pouco apropriadas para uso, o que justifica estudos para avaliação das condições de iluminação, de forma a fazer um diagnóstico e propor soluções para ambientes problemáticos. A iluminância recomendada no interior de um ambiente depende do tipo de atividades nele desenvolvidas, sendo que, as características dos envidraçados e as potencialidades de regulação dos mesmos, têm que se adequar à tais necessidades. Relativamente à qualidade de iluminação, os níveis de iluminância recomendados para certas tarefas estão bem definidos e, se forem especificados e implementados de acordo com as normas existentes, não deverão causar desconforto aos habitantes. Possuir iluminâncias suficientes para a realização das tarefas visuais (principal exigência quantitativa), constitui uma condição necessária, mas em muitas situações a visibilidade das tarefas visuais depende ainda de outros fatores, tais como: o modo como a luz é disponibilizada, as características de cor das fontes de iluminação e das superfícies internas, tipos de vidros e aberturas e ainda dos níveis de ofuscamento (aspectos qualitativos).
  • Item
    Avaliação de desempenho lumínico através de imagens HDR
    (2016-10) Ibañez Ojeda, Cristian Andres; Sacht, Helenice Maria
    As decisões de projeto referentes à iluminação natural devem ser tomadas ainda na fase inicial, quando as configurações, aberturas, sistemas e sua integração ainda estão sendo formulados. Estudantes e professores podem se beneficiar da integração e planejamento da iluminação de forma correta, pois tal planejamento inclui benefícios, tais como maior frequência dos alunos; melhoria do desempenho acadêmico, e ainda, um ambiente menos estressante, além de redução no consumo energético. Sobre a qualidade de iluminação, podem ser utilizados estudos de luminância para um ambiente, que frequentemente estão acompanhados de novas ferramentas, como é o caso do uso de fotografias, que permitem realizar o estudo de maneira rápida e econômica em relação à maneira tradicional. Portanto, as imagens HDR compostas a partir de imagens digitais podem ser utilizadas, com algumas restrições de precisão, como ferramenta para levantamento da distribuição das luminâncias num ambiente. A luminância de uma superfície numa direção dada é a razão entre a intensidade luminosa naquela direção e a superfície aparente para o observador. A luminância será máxima quando o olho estiver na perpendicular da superfície luminosa, sendo que a mesma pode ser direta ou indireta. Será direta quando se tratar de superfícies iluminantes e indireta no caso de superfícies iluminadas. É a luminância que produz a sensação de claridade, sendo que a maior ou menor claridade com que os objetos iluminados são vistos depende de sua luminância e a percepção da luz é na realidade a percepção de diferenças de luminâncias, portanto, a luminância tem relação direta com o fenômeno do ofuscamento, ou seja, luz indesejada no campo visual
  • Item
    Aplicação da fração fina de resíduos de concreto como filler ao cimento
    (2016-10) Oliveira, Thays Car Feliciano de; Possan, Edna
    O consumo crescente de recursos naturais e energia vem gerando impactos negativos sobre meio ambiente, tais como elevadas emissões de CO 2 e geração de resíduos. A exemplo, o setor da construção civil é responsável pela geração anual de mais de um bilhão de tonela- das de resíduos de construção e demolição (RCD), além disso, a indústria do cimento é res- ponsável por cerca de 7% das emissões globais de CO 2 (MEHTA e MONTEIRO, 2014). Ao longo dos últimos anos este setor tem buscado soluções para reduzir o consumo e minimizar as emissões associadas ao cimento, assim como reduzir a geração de resíduos da indústria da construção. Uma das alternativas encontradas na literatura (MEHTA e MONTEI- RO, 2014; PUERTA-FALLA, 2015; CONTRERAS et al., 2016; entre outros) é a utilização de RCD como componente do concreto ou do cimento. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a potencialidade da utiliza- ção da fração fina de resíduo de concreto (RC) como filler do cimento. Para tal, foram avalia- das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais de compósitos cimentícios (argamassas e concretos) produzidos com diferentes teores de RC em adição ou substituição ao Cimento Portland.
  • Item
    Avaliação do desemplenho térmico de perfis utilizados em fachadas por meio de simulação computacional
    (2016-10) Castaño Delgado, Jair Stivenz; Sacht, Helenice Maria
    O consumo energético no Brasil do setor residencial representa uma porcentagem significativo, o que justifica iniciativas que visam avaliar estratégias para a redução de consumo e melhorar a eficiência energética. No ano 2015, destaca-se o consumo de energia elétrica nas edificações corresponde a cerca de 35% do consumo total, se somamos o consumo residencial, comercial e o público (MME; EPE, 2016). De acordo com o Procel Edifica, estima-se um potencial de redução deste consumo em 50% para novas edificações e de 30% para aquelas que promoverem reformas que contemplem os conceitos de eficiência energética (PROCEL EDIFICA, 2015)., portanto isso justifica a importância do estudo dos elementos construtivos que influenciam diretamente no consumo energético, por exemplo as fachadas e janelas. Tratam-se de elementos que influenciam diretamente na transferência de calor do interior para o exterior Com base nas tais informações, o presente projeto teve como objetivo estudar e avaliar o desempenho térmico de perfis correntemente utilizados em fachadas e janelas, compostos por materiais mais comuns existentes no mercado, por meio de simulações computacionais. Por meio de tais análises pretende-se determinar as melhores soluções em termos de esquadrias.
  • Item
    Estudio de viabilidad en el uso de mezclas asfálticas tibias en vías interurbanas aplicando mives
    (2016-10) Codognotto Carmona, Joao Lucas; Flores, Noé Villegas
    Las estrictas regulaciones de emisiones de gases a nivel internacional han llevado a que se desarrollen nuevas técnicas para la producción de mezclas de asfalto, buscando reducir las altas temperaturas utilizadas en la producción de las mezclas en caliente. Si bien, se tienes diversas experiencias en la utilización de mezclas asfálticas tibias, donde se ha pretendido reducir las temperaturas de mezclado, compactación y modificación de la viscosidad de la mezcla asfáltica, aún existen deficiencias en la medición, evaluación de beneficios e inconvenientes al utilizar este tipo de soluciones de pavimentación. De esta forma y ante ésta grande preocupación ambiental y de salud en el sector de construcción de autovías, se han desarrollado distintas metodologías de evaluación que permiten evaluar de forma separada diversos indicadores de desempeño en sus componentes de materiales, integrando temas de viscosidad, entre otros. Sin embargo, según la revisión bibliográfica, existe una grande deficiencia en evaluar las diversas propiedades de las mezclas tibias de forma integral y bajo todo el ciclo de vida de la misma. De esta forma, el objetivo de este proyecto fue desarrollar una metodología de aplicación en el sector de la construcción, específicamente para el sector de pavimentos asfálticos, permitiendo evaluar las mezclas asfálticas tibias con respecto a las mezclas asfálticas tradicionales. En este proyecto se ha utilizado la metodología MIVES (Modelo de cuantificación de valor para construcciones sostenibles) apoyado por la herramienta AHP (Analythical Hierarchy Process) que evalúo ambas alternativas.
  • Item
    Análise de ferramentas e tecnologias de desenvolvimento de software para dispositivos móveis: estudo de caso aplicado à implementação de um sistema especialista na área de segurança do trabalho
    (2016-10) Topdjian, Ulysses; Maciel, Joylan Nunes; Maletzke, André Gustavo; Nadai, Barbara Lepretti de; Schaefer, Ricardo Luís
    A geração atual de dispositivos móveis permite que os usuários realizem um conjunto de tarefas, antes realizadas em computadores, estando conectados ou não à Internet. Podem-se destacar como principais características da computação móvel a mobilidade e flexibilidade que engloba também portabilidade, usabilidade e conectividade desses dispositivos. Já um Sistema Especialista (SE) é uma ferramenta que representa uma forma automática de auxílio à tomada de decisão, baseando-se no conhecimento existente naquele assunto (REZENDE, 2001). Isto permite melhorar a eficiência e prevenir erros em análises realizadas por especialistas em diversas áreas do conhecimento. Considerando as vantagens da mobilidade de dispositivos móveis e o uso dos Sistemas Especialistas, objetivo geral neste trabalho é o desenvolvimento de funcionalidades adicionais para um sistema especialista móvel, denominado Sistema Especialista Em Segurança do Trabalho (SEST). Este aplicativo realiza o diagnóstico de salubridade do ruído em um ambiente de trabalho, conforme descrito em (NADAI, 2013) e pela Norma de Higiene Ocupacional 01 – NHO-01 (FUNDACENTRO, 2001)
  • Item
    Influência do agregado reciclado de resíduo de construção e demolição na reação álcali-agregado
    (2016-10) Dezen, Bianca Gabriel dos Santos; Possan, Edna
    A indústria cimenteira, é considerada uma das maiores consumidoras de recursos naturais e emissões de CO 2 do planeta, a qual tem buscado alternativas para a redução das emissões no processo de produção dos diferentes tipos de cimento, sejam eles Portland ou não, a partir de cimentos com emissões baixas ou negligíveis de CO 2 . Porém, para que estes novos materiais sejam comercializados faz-se importante que os mesmos apresentem ótimo desempenho frente à durabilidade, especialmente, devido a problemas de expansibilidade, como por exemplo a Reação Álcali-Agregado (RAA), manifestação patológica que pode comprometer a vida útil de diversas estruturas hidráulicas como as barragens de concreto. Neste sentido a presente pesquisa foi criada, cujo objetivo é avaliar a influência da incorporação de agregado miúdo reciclado, como fíller ao cimento Portland, na RAA do concreto.
  • Item
    Estimativa da captura do CO2 devido à carbonatação de concreto e argamassas
    (2016-10) Antonio, Isabela de O; Possan, Edna
    O setor cimenteiro é responsável por 5 a 7% das emissões globais de dióxido de carbono (CO 2 ) (SINIC, 2010), um dos principais gases do efeito estufa. Principalmente em países em desenvolvimento, o consumo mundial médio de cimento é crescente, visto que é o principal constituinte de concretos e argamassas, matéria prima fundamental para obras de infraestrutura e habitação (POSSAN; FRIGO, 2012), o que têm levado a indústria cimenteira a buscar soluções para mitigar/reduzir suas emissões. Assim, várias formas de captura e estocagem de CO 2 vêm sendo estudada recentemente, em especial, os métodos físicos como armazenamento em formações geológicas, oceanos e fundo de mares e métodos químicos, como a carbonatação, (POSSAN; FRIGO, 2012). Esta última ocorre pela reação entre o CO 2 da atmosfera e o hidróxido de cálcio (Ca(OH) 2 ) existente nas matrizes cimentantes à presença de água, em um processo reverso ao da produção do cimento, capturando CO 2 da atmosfera. Neste contexto, o presente trabalho busca estimar a quantidade de gás carbônico que pode ser capturado pelas estruturas de concreto e argamassas de revestimento, verificando se esta pode ser considerada uma medida compensatória na análise do ciclo de vida das construções.
  • Item
    Desenvolvimento de material cimentício ambientalmente amigável a partir de resíduo da construção: estudo piloto
    (2016-10) Rosa, Iago Reginato; Possan, Edna
    odução À procura por materiais sustentáveis e que não agridam tanto o meio ambiente vem sendo um dos principais focos de estudos no setor de construção, sendo que trabalhos que visam o aproveitamento de resíduos de construção e demolição (RCD) como agregados reciclados vêm mostrando ótimos resultados na aplicação em concretos. Como o setor da construção civil é um dos que mais geram resíduos sólidos no Brasil (JHON, 2001; AZEVEDO et al. 2006), a utilização do RCD tende a ser uma alternativa sustentável, contribuindo para a destinação mais adequada dos resíduos. Neste contexto, esta pesquisa objetiva o estudo da fração fina do RCD, oriundo da britagem de concretos, como adição ao cimento nos teores de 0%, 15%, 25% e 50% na produção de concretos.
  • Item
    Avaliação hidrológica e ambiental de bacias hidrográficas: o caso do sudeste e sul do Brasil
    (2016-10) Guerra, Paula Marianela; Mata-Lima, Herlander
    O aumento da frequência de precipitações de grande intensidade no sul do Brasil, somado ao constante e acelerado crescimento urbanístico, têm criado uma situação propicia para o acontecimento de inundações urbanas (IU). Além de perturbarem os serviços do ecossistema, IU causam danos materiais e vítimas humanas acabando por contribuir para aumentar progressivamente a vulnerabilidade da comunidade afetada. As infraestruturas de engenharia civil influenciam o comportamento hidrológico das bacias de drenagem visto que aumentam a velocidade do escoamento e a vazão de pico. Assim, a magnitude de impacto hidrológico provocado pelas infraestruturas da engenharia civil deverá ser avaliada a fim de se optar por soluções que minimizem as alterações no meio natural (MATA-LIMA; SILVA; RAMINHOS, 2006, p.42). O trabalho foi realizado com o objetivo de realizar a análise fisiográfica completa da bacia estudada, estimar as vazões para diferentes períodos de retorno, representar o hidrograma de escoamento e avaliar o risco associado às inundações.
  • Item
    Utilização de catálise heterogênea para a síntese do HMF e DMF a partir de fontes alternativas de biomassa
    (2016-10) Godoy, Cristian A.; Diniz, Felipe Drumond; Cordeiro, Gilcélia Aparecida; Boroski, Marcela
    Visando a produção de um combustível relativamente barato, e a destinação da biomassa residual de indústrias e da agricultura, foram realizadas pesquisas em biocombustíveis. Partindo deste princípio, e utilizando fontes alternativas de biomassa que teriam um descarte inadequado e sem valor agregado, foi-se estudado o processo da síntese de catalise heterogênea do HMF (5-hidroximetilfurfural), o qual é um promissor composto intermediário para a produção do 2,5 dimetilfurano (DMF), o qual apresenta características intermediárias as do etanol e gasolina.
  • Item
    Gestão do risco de desastres hidrometeorológicos em bacias hidrográficas
    (2016-10) Contreras Oscco, Yoshin E; Mata-Lima, Herlander
    Os eventos naturais geofísicos assumem proporção de desastres nas áreas onde há elevado número de pessoas e bens (e.g. infraestruturas) expostos ao risco (ALCÁNTARA- AYALA, 2002: 107). Os desastres assumem magnitudes significativas nos aglomerados urbanos densos, conforme destacado por Marcelino (2008: 5). Segundo GUHA-SAPIR et al. (2015: 1), mas de 47,2% do total de desastres são de origem hidrológico e 36,4% correspondem a desastres meteorológicos. Nesse sentido os desastres hidro-metereologicos devem merecer grande atenção da parte da comunidade técnico-cientifica como forma de promover ações que visem reduzir a vulnerabilidade das regiões afetadas. Assim, no âmbito do trabalho pretende-se: (1) realizar a análise fisiográfica completa das bacias com histórico de inundações; (2) estimar as vazões para diferentes períodos de retorno através de vários métodos; (3) representar o hidrograma unitário sintético do escoamento; e (4) estimar o risco associado ao dimensionamento de infraestruturas de drenagem para vários períodos de retorno.
  • Item
    Estudo da retração em uma estrutura de grande espessura de concreto: estudo teórico e experimental
    (2016-10) Santos Júnior, Paulo Eduardo dos; Santos, Ana Carolina Parapinski dos
    O concreto, durante seu processo de cura e secagem, é submetido às variações de umidade e temperatura. Estas variações podem ocasionar fissuração do material devido ao surgimento de tensões em seu interior, que se tornam mais expressivas em elementos de grande espessura, como barragens. Neste projeto foram avaliados os diferentes parâmetros que podem influenciar nos valores da retração que ocorre no concreto, como o tipo de cimento utilizado e a necessidade de armadura para combater as tensões geradas no interior e posteriormente propor a consideração destes parâmetros na segurança e vida útil de grande espessura, principalmente as barragens. Para isso foram elaborados distintos corpos de prova, inclusive 2 cubos de 1m 3 de volume, os quais foram monitorados por um período de 256 dias até o momento. Os resultados mostram a importância de se considerar os diferentes fatores sobre a retração no concreto e como a presença de armadura resiste melhor à tração, podendo diminuir a ocorrência de fissuras na superfície da estrutura de concreto.
  • Item
    Efectos de los cambios globales sobre la producción de hojarasca en bosques atlánticos semideciduos
    (2016-10) Duque Castaño, Diana Carolina; Castro, Wagner Antonio Chiba de
    Los biomas forestales son las mayores reservas de carbono terrestre y componentes principales de la productividad primaria global (Malhi et al., 1999). El balance de carbono de los bosques es determinado por procesos que comprenden la adquisición y liberación de carbono y pequeños cambios en la magnitud de estos procesos pueden tener impactos en el ciclo del carbono del planeta (Schnitzer et al., 2014). La liberación de dióxido de carbono durante la descomposición de la hojarasca es la vía principal por la que la vegetación terrestre modifica el ambiente del suelo (Anderson & Swift, 1983) y uno de los mejores ejemplos de los efectos que las especies generan en procesos ecosistémicos (Díaz et al., 2004). La descomposición de la hojarasca es una de las etapas centrales en el ciclo del carbono a nivel mundial (Schlesinger, 1991), sin embargo, quedan preguntas referentes a cómo los cambios en la composición de especies, causadas por decisiones sobre el uso de la tierra, disturbios o el cambio climático, influyen sobre este proceso y se manifiestan a escala de ecosistemas (Santiago, 2010). En este escenario, simplificar la compleja influencia de numerosas especies en la descomposición de la hojarasca podría mejorar la habilidad de predecir los efectos de los cambios de la vegetación en procesos ecosistémicos y una simplificación en términos de clasificación funcional de las especies vegetales ha mostrado tener el potencial de mejorar la habilidad de predecir cómo la composición de especies afecta la descomposición y el ciclado de nutrientes (Cornwell et al., 2008).