O caráter potencialmente revolucionário da pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
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Data
2015
Autores
Paludeto, Melina Casari
Ri, Neusa Maria Dal
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Resumo
O objetivo principal deste artigo é evidenciar o caráter potencialmente revolucionário
presente na pedagogia do MST e sua relação com o trabalho. O caráter libertador manifesta-se na
relação estabelecida entre a organização e produção de conhecimento e a luta travada pela terra. A
luta engendrada fundamenta os princípios pedagógicos, e os conteúdos e métodos educacionais
orientam e qualificam a própria luta. Uma pedagogia cuja especificidade é formar seres humanos
capazes de assumir coletivamente a condição de sujeitos de seu próprio destino por meio do co-
nhecimento produzido na e pela ação prática.
Abstract
Descrição
Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José Martins
Palavras-chave
Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Pedagogia, Emancipação