Modelagem numérica de uma proposta de microgerador termoelétrico de estado sólido para captação de energias residuais (Energy Harvesting)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-10

Autores

Maran, Anderson Luis Oliveira
Ando Júnior, Oswaldo Hideo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A geração de eletricidade termoelétrica é baseada no efeito Seebeck, ou seja, se calor é aplicado a uma junção de dois semicondutores dissimilares conectados em um circuito, uma corrente é gerada. Os efeitos termoelétricos podem ser empregados na geração de eletricidade em processos como a captação de energias residuais utilizando-se o gerador termoelétrico (TEG) da figura 1(b) composto de módulos termoelétricos como o da figura 1(a) para o aproveitamento dessas formas de energia e melhoria da eficiência energética. Neste trabalho apresenta-se um modelo geométrico bidimensional de uma série de pares termoelétricos para simulação computacional utilizando o software COMSOL Multiphysics visando avaliar o efeito Seebeck para captação de energias residuais.

Descrição

Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Engenharias

Palavras-chave

Energy Harvesting - EH, Captação de energias residuais, Modelagem numérica, Microgerador termoelétrico

Citação