Identidades, processos de identificação e territórios existenciais na América Latina e a dimensão cultural no ensino-aprendizagem de português la/le para alunos hisponofalantes
Visualizar/ Abrir
Data
2016-10Autor
Fioravanti, Fernanda Gabina Alvarenga
Guizzo, Antonio Rediver
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O curso de Letras Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras – LEPLE tem
como proposta formar profissionais aptos a promover os modernos e dinâmicos processos de
promoção e difusão global das línguas portuguesa e espanhola, assim como, atuar ativamente
no projeto de integração transregional do continente latino-americano.
Nesse contexto, o projeto de pesquisa, no qual o plano de trabalho insere-se, surge das
especificidades e dificuldades encontradas nas ações de promoção da língua e nas práticas
docentes voltadas ao ensino de Português Língua Adicional. Nesse âmbito, investigamos e
discutimos aportes teóricos, perspectivas didáticas e pedagógicas e materiais e objetos de
ensino de Português.
A partir das discussões, a proposta da pesquisa foi elaborar uma sequência de ensino
que possibilitasse a aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias
para a interação em contextos universitários em nível básico (mais especificamente, realizar
uma das primeiras ações de linguagem praticadas na universidade, a tarefa de “apresentar-se”
em contextos com variados níveis de formalidade), aplicarmos a sequência em uma turma de
Português Adicional Básico na instituição, e elaborarmos um artigo no qual as discussões
teóricas e metodológicas e as experiências didáticas vividas são apresentadas e
problematizadas.