Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
Carregando...
Data
2016-10
Autores
Kill, Diego
Cortez, Mariana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como finalidade analisar e problematizar textos artísticos (entende-se lite-
ratura, pintura, desenhos, música, cinema) apresentados e trabalhados nos livros didáticos para o en-
sino das línguas português e espanhol. Ao ensinar uma língua estrangeira, o professor está, automa-
ticamente, ensinando a cultura que essa língua produz. Entendendo que língua e cultura são insepa-
ráveis no ensino e aprendizagem de línguas, nosso propósito será investigar como tais textos são
apresentados nos livros didáticos: há referência à cultura? Os textos artísticos são abordados como
objeto estético-crítico? Estão referenciados e relacionados com o tópico da unidade ou são tratados
como apêndice na aprendizagem?
Os livros didáticos utilizados foram: Síntese e Falar... Ler... Escrever para o ensino do espa-
nhol e do português, respectivamente. Os textos artísticos apresentados nos livros escolhidos foram
catalogados e analisados quanto ao objetivo, ao contexto de inserção, à referência e utilidade e à
problemática de cada conteúdo. Na sequência do trabalho, indicamos os problemas identificados e
redigimos um breve comentário sobre eles.
Abstract
Descrição
Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e Artes
Palavras-chave
Representação artística - material didático, Espanhol - idioma, Português - idioma