Linguagens, integração e culturas migrantes: construindo estratégias de acolhimento a partir da iniciação científica
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Data
2016-10
Autores
Joseph, Benedic
Pereti, Emerson
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Editor
Resumo
Recobrando sua condição antiga de “terra de promessas”, o Brasil, ao longo das últimas
décadas, tem recebido um crescente número de migrantes, especialmente vindos de outros
países latino-americanos, de inúmeras nações africanas e de países do oriente médio atingidos
por conflitos, como a Síria. Do mesmo modo, o país se transformou em destino para um
extenso número de haitianos, desterritorializados pela grande catástrofe natural de 2010, pela
degradação econômica oriunda das reincidentes investidas coloniais e pós-coloniais e pela
ingerência das nações ocidentais. Esse novo contexto tem exigido, principalmente a partir da
crise humanitária na fronteira norte, uma revisão profunda das políticas migratórias, até então
delimitadas pela ótica ditatorial de segurança nacional, para um modelo orientado a partir do
conceito dos direitos humanos. Além disso, ao passo que tais comunidades confluem e passam
a interagir na sociedade brasileira, torna-se cada vez mais clara a precariedade de políticas
públicas de inserção produtiva, social e cultural para essas pessoas.
Entendendo o princípio da Universidade Pública de construir e compartilhar
conhecimentos, este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar políticas linguísticas e
culturais de acolhimento destinadas às comunidades migrantes a partir do espaço das IES. A
partir do trânsito disciplinar com áreas como a sociologia, antropologia, estudos da linguagem
e estudos culturais, a pesquisa procura levantar dados sobre a conjuntura migratória haitiana
no Estado do Paraná e observar ações empreendidas por programas da IES da região
orientados a essas comunidades, como proposição de políticas linguísticas de acolhimento e
programas de ensino do português brasileiro, bem como o estabelecimento de redes de
integração cidadã e promoção de diálogos culturais entre as comunidades migrantes e as
locais.
Abstract
Descrição
Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e Artes
Palavras-chave
Integração cultural, Iniciação Científica