Navegação por título
Itens para a visualização no momento 5399-5418 of 6896
-
Práticas de competências interculturais como estratégia institucional na educação superior brasileira: aproximações e distanciamentos
(2019-09-04)Competências interculturais na educação superior brasileira torna-se um construto cada vez mais basilar. Enquanto estratégia institucional para instituições de Educação Superior Brasileira, ainda é um cenário axiomático. ... -
Práticas de inovação agroecológicas: Análise da agricultura familiar no Oeste do Paraná/Brasil
(2017-12-15)Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das práticas de inovação no desenvolvimento da agricultura familiar (A.F.) em famílias rurais da região oeste do Paraná, considerando as transformações de uma agricultura ... -
Práticas de Inovação com Agricultores Familiares de Missal, Paraná
(2023)Diante do papel de importância que a agricultura familiar recebeu nos últimos anos devido seu inerente potencial de produtor de alimentos saudáveis para o mundo e, em especial para a população pobre do mundo (FAO, 2014), ... -
Práticas de leitura e escrita ao longo dos cursos de graduação na UNILA: subsídios para o ensino de línguas adicionais.
(Revista Intercâmbio pucsp-lael, 2015-08-07)O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre as práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir da análise de questionários, ... -
Práticas do Saber e Ensinar: O Perfil do Egresso das Licenciaturas e seu Perfil Latino-Americanista
(2019-03)Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 'Estudos sobre a UNILA" -
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
(2013-07-03)O presente trabalho, ainda em andamento, se insere no projeto de pesquisa ”Bases para repensar la integraci ́on latinoamericana desde l ́os planteos y l ̃as pr ́acticas epistˆemico-pol ́ ıticas del Movimiento Ind ́ ıgena ... -
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
(2022)As práticas educativas estão presentes em todas as formas de educação, na formação humana, nas relações sociais, em ambientes formais, não formais e informais, intencionadas ou não. Assim como na escola, as instituições ... -
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde de Foz do Iguaçu/PR
(2023)Introdução: as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) foram institucionalizadas no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). São recursos terapêuticos que buscam não só ... -
Práticas participativas em paisagismo.
(Proex/Unila, 2018-11-30)O presente trabalho trata da divulgação do projeto de extensão “Praticas participativas em paisagismo”, realizada por docentes e estudantes da área de arquitetura e urbanismo da UNILA em parceria com docentes, funcionários ... -
Práticas pedagógicas inclusivas nas séries iniciais na Escola Municipal Frederico Engel Município de Foz Do Iguaçu - PR
(2016)Práticas pedagógicas inclusivas nas séries iniciais na Escola Municipal Frederico Engel Município de Foz Do Iguaçu - PR -
Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campo
(Unila, 2014-10)Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil ... -
Práticas significativas do Pibid/inglês na escola pública
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a acadêmicos e professores algumas experiências em sala de aula desenvolvidas no subprojeto PIBID Letras/Inglês. Após várias discussões acerca das DCEs e alguns textos ... -
Práticas Sustentáveis na Condução de Veículos Motorizados
(2023)Este estudo aborda a importância de os condutores desenvolverem habilidades de conhecimento sobre mecânica dos seus automóveis e adquirirem hábitos reflexivos sobre o trânsito e a sustentabilidade necessária para manter ... -
A práxis da iniciação na docência na educação infantil
(2014-10)A experiência de atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, SubProjeto Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, proporciona aos pibidianos a possibilidade de vivenciar práticas ... -
A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
(2014)A busca pela integração no continente latino-americano tem passado por diversos ciclos que datam desde a primeira metade do século XIX até o período atual, cada iniciativa rumo à integração da América Latina foi reflexo ... -
A Práxis geográfica aplicada no espaço agrário da COMCAM
(Proex/Unila, 2017)A realidade do mundo capitalista exige que os cientistas estejam atentos a organização social, em especial quando se trata da produção de alimentos, portanto, o envolvimento com agricultores é prioritário, sendo as ... -
Precisamos e vamos falar de violência!
(SIEPE, 2019)O presente trabalho visa compartilhar reflexões iniciais proporcionadas pelo projeto de extensão intitulado “Precisamos e vamos falar de violência”, iniciado em março de 2019 na Universidade Federal da Integração ... -
O preconceito linguístico e a sala de aula
(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)O presente trabalho objetiva refletir sobre a postura do professor frente à variação linguística encontrada em sala de aula e como lidar com o preconceito linguístico que possa se manifestar, não somente no ambiente ... -
O preconceito sofrido pelos discentes da UNILA - os "Unileiros" - no acesso à saúde
(2019-12-11)Essa monografia teve como objetivo versar sobre o preconceito contra o “Unileiro”, problematizando a questão do acesso desse usuário aos sistemas de saúde locais. As suspeitas de preconceitos nos atendimentos e ações ... -
Predição do Estado de Saúde de Baterias de Íon-Líto por Meio de Técnicas de Aprendizagem de Máquina e Séries Temporais
(2021)Poder determinar um sistema de confiabilidade de uma bateria pode garantir que ela trabalhe com segurança e confiabilidade. A principal abordagem de avaliação de um sistema de confiabilidade é determinar o estado de saúde ...