Browsing by Title
Now showing items 5397-5416 of 6896
-
Prática Pedagógica em Ensino de Geografia: Valorização da Usina Hidrelétrica São João em Foz do Iguaçu
(2022)O presente trabalho teve como objetivo apresentar as informações da Usina do rio São João, mostrando para os alunos do fundamental sendo uma parte importante da história do município, no turismo e no setor econômico de Foz ... -
Práticas de competências interculturais como estratégia institucional na educação superior brasileira: aproximações e distanciamentos
(2019-09-04)Competências interculturais na educação superior brasileira torna-se um construto cada vez mais basilar. Enquanto estratégia institucional para instituições de Educação Superior Brasileira, ainda é um cenário axiomático. ... -
Práticas de competências interculturais como estratégia institucional na educação superior brasileira: aproximações e distanciamentos
(2019-09-04)Competências interculturais na educação superior brasileira torna-se um construto cada vez mais basilar. Enquanto estratégia institucional para instituições de Educação Superior Brasileira, ainda é um cenário axiomático. ... -
Práticas de inovação agroecológicas: Análise da agricultura familiar no Oeste do Paraná/Brasil
(2017-12-15)Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das práticas de inovação no desenvolvimento da agricultura familiar (A.F.) em famílias rurais da região oeste do Paraná, considerando as transformações de uma agricultura ... -
Práticas de Inovação com Agricultores Familiares de Missal, Paraná
(2023)Diante do papel de importância que a agricultura familiar recebeu nos últimos anos devido seu inerente potencial de produtor de alimentos saudáveis para o mundo e, em especial para a população pobre do mundo (FAO, 2014), ... -
Práticas de leitura e escrita ao longo dos cursos de graduação na UNILA: subsídios para o ensino de línguas adicionais.
(Revista Intercâmbio pucsp-lael, 2015-08-07)O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre as práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir da análise de questionários, ... -
Práticas do Saber e Ensinar: O Perfil do Egresso das Licenciaturas e seu Perfil Latino-Americanista
(2019-03)Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 'Estudos sobre a UNILA" -
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
(2013-07-03)O presente trabalho, ainda em andamento, se insere no projeto de pesquisa ”Bases para repensar la integraci ́on latinoamericana desde l ́os planteos y l ̃as pr ́acticas epistˆemico-pol ́ ıticas del Movimiento Ind ́ ıgena ... -
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
(2022)As práticas educativas estão presentes em todas as formas de educação, na formação humana, nas relações sociais, em ambientes formais, não formais e informais, intencionadas ou não. Assim como na escola, as instituições ... -
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde de Foz do Iguaçu/PR
(2023)Introdução: as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) foram institucionalizadas no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). São recursos terapêuticos que buscam não só ... -
Práticas participativas em paisagismo.
(Proex/Unila, 2018-11-30)O presente trabalho trata da divulgação do projeto de extensão “Praticas participativas em paisagismo”, realizada por docentes e estudantes da área de arquitetura e urbanismo da UNILA em parceria com docentes, funcionários ... -
Práticas pedagógicas inclusivas nas séries iniciais na Escola Municipal Frederico Engel Município de Foz Do Iguaçu - PR
(2016)Práticas pedagógicas inclusivas nas séries iniciais na Escola Municipal Frederico Engel Município de Foz Do Iguaçu - PR -
Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campo
(Unila, 2014-10)Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil ... -
Práticas significativas do Pibid/inglês na escola pública
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a acadêmicos e professores algumas experiências em sala de aula desenvolvidas no subprojeto PIBID Letras/Inglês. Após várias discussões acerca das DCEs e alguns textos ... -
Práticas Sustentáveis na Condução de Veículos Motorizados
(2023)Este estudo aborda a importância de os condutores desenvolverem habilidades de conhecimento sobre mecânica dos seus automóveis e adquirirem hábitos reflexivos sobre o trânsito e a sustentabilidade necessária para manter ... -
A práxis da iniciação na docência na educação infantil
(2014-10)A experiência de atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, SubProjeto Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, proporciona aos pibidianos a possibilidade de vivenciar práticas ... -
A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
(2014)A busca pela integração no continente latino-americano tem passado por diversos ciclos que datam desde a primeira metade do século XIX até o período atual, cada iniciativa rumo à integração da América Latina foi reflexo ... -
A Práxis geográfica aplicada no espaço agrário da COMCAM
(Proex/Unila, 2017)A realidade do mundo capitalista exige que os cientistas estejam atentos a organização social, em especial quando se trata da produção de alimentos, portanto, o envolvimento com agricultores é prioritário, sendo as ... -
Precisamos e vamos falar de violência!
(SIEPE, 2019)O presente trabalho visa compartilhar reflexões iniciais proporcionadas pelo projeto de extensão intitulado “Precisamos e vamos falar de violência”, iniciado em março de 2019 na Universidade Federal da Integração ... -
O preconceito linguístico e a sala de aula
(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)O presente trabalho objetiva refletir sobre a postura do professor frente à variação linguística encontrada em sala de aula e como lidar com o preconceito linguístico que possa se manifestar, não somente no ambiente ...