Educação Médica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Médica por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA) de apoyo a los estudiantes y prefesores de la Faculdad de Medicina de la UNILA para el desarrollo de la Educación Médica(2014) Reátegui Cubas, Hugo; Abdalla, Ivaly GuimarãesEl presente proyecto contempla la importancia de un uso significativo de las tecnológias de la información y la comunicación (TICs) como herramientas de apoyo pedagógico en las clases de Educación Médica. El objetivo es construir un ambiente virtual de aprendizaje (AVA) para contribuir al processo de construcción del conocimiento, y su uso como herramienta de apoyo para que el estudiante tenga una fuente de la investigación, de revisión e intercambio de información sobre el contenido de las disciplinas que se están estudiando en la Facultad de Medicina en la UNILA.Item A análise da relação entre qualidade de vida e vida universitária do estudante de medicina(2014) Chalita, Adriana; Batista, Sylvia HelenaO objetivo desta pesquisa é analisar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina da UNILA e sua correlação com a vida acadêmica. Dimensionando a qualidade de vida do estunate de Medicina por meio de questionário de autoavaliação de qualidade de vida, identificando fatores que possam interferir na qualidade de vida destes estudantes, assim como, verificar a presença de transtornos mentais comuns entre os estudantes e discutir a relação entre qualidade de vida e presença de transtornos mentais.Item Análise dos Programas de Residências Médicas de Ortopedia e Traumatologia em Instituições de cidades da Região Sul do Brasil com menos de 300.000 habitantes. Fortalezas e debilidades: como chegar ao equílibrio?(2014) Moro, Pedro Filemón Calabrese; Batista, Nildo AlvesCom a aprovação da Medida provisória nº 621 de 8 de julho de 2013, que cria o Programa Mais Médicos fica regulamentado o reordenamento e consequênte aumento de vagas para graduação em cursos de medicina assim como para Residências MédicasItem A avaliação formativa na residência de clinica médica da Universidade Federal da Integração Latinoamericana(2014) Pignolo, German Andres; Guimarães, IvelyA universidade é responsável de uma atividade formadora que transforma, a qual se concretiza e operacionaliza em sua oferta curricular, sendo que a qualidade do mesmo dependerá em boa medida, das diferentes estruturas que o comportam, sendo que a Residẽncia Médica não escapa a esta realidade.Item Bioenergética, biodança e psicodrama: um caminho para a formação de sujeitos ativos da saúde própria e coletiva(2014) Peralta, Florentina Verónica Rosa; Batista, Sylvia HelenaO presente trabalho pretende responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais as contribuições da Bioenergética e da Biodança, com ênfase no Psicodrama, para a formação de um sujeito ativo de sua própria saúde e da coletiva, a partir da perspectiva de professores e estudantes de Medicina? Desta forma, o objeto de investigação abrangerá a Bioenergética, a Biodança e o Psicodrama como ferramenta de saúde própria e coletiva no âmbito da formação médicaItem Competência cultural e seu significado num contexto integrador: percepção dos alunos de primeiro ano do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana(2014) Calabrese, Claudia Andrea Galindo; Batista, Nildo AlvesOs desafios que envolvem a saúde da América Latina pressupõem um grande compromisso. A intervenção adequada na evolução dos recursos humanos constitui um ponto essencial para a integração e coordenação de planos de saúde que possuam abrangências não só local como regional.Item Contrato organizativo da ação pública ensino serviço(2014) Zarpelon, Luis Fernando Boff; Batista, Nildo AlvesAs contradições e problemas resultantes da formação médica tradicional fruto da concepção flexneriana e da fragmentaçlão de conhecimentos, fortemente presentes nas escolas médicas brasileiras, foi precocemente percebida por mim já na metade do curso médico.Item Contribuição da interdiciplinaridade no trabalho pedagogico desenvolvido no curso de medicina da UNILA(2014) Ghellere, Janete Lucia Possato; Ferreira, Beatriz JansenIdentificar o perfil profissional dos docentes no primeiro ano do Curso de Medicina da UNILA, o que pensam os docentes do curso de medicina sobre a proposta curricular, a preparação dos acadêmicos para o mundo do trabalho, suas percepções sobre a interdisciplinaridade e como os acadêmicos poderiam ser sensibilizados durante o processo de formaçãoItem A dematologia na atenção primária(2014) Nedel, Charles; Batista, Nildo AlvesA dematologia na atenção primáriaItem Desafios para implantação de curso de aperfeiçoamento em radiologia e diagnóstico por imagem em clínica privada de Foz do Iguaçu, PR(2014) Siqueira, Cristiano Ferrari; Batista, Nildo AlvesAtualmente, a demanda de diagnóstico por imagem é crescente graças ao aumento da aplicação da tecnologia na prática médica. Não se observa crescimento do número de vagas para radiodiagnóstico na mesma proporção. Avaliando-se este cenário, propomos a criação do curso de aperfeiçoamento em diagnóstico por imagem numa clínica privada. Este trabalho propõe avaliar os desafios para sua implantaçãoItem Desenvolvimento de estratégias na educação em saúde nos programas de controle e prevenção do diabetes e da hipertensão arterial na ateção primária a saúde em unidade de saúde da família no município de Foz do Iguaçu(2014) Lima, Lisete Teixeira Palma de; Ferreira, Beatriz JansenOs problemas que a comunicação em saúde ainda enfrenta tem em sua história marcas do iluminismo do século XIX, quando se pensava que a educação era a simples transmissão de um saber - de quem sabe para quem não sabe, e também equivocadamente se imaginar que "saber sobre alguma coisa" seria suficiente para produzir uma mudança de comportamento ou de atitude.Item El proceso de enseñanza/aprendizaje de las Ciencias Básicas en la carrera de Medicina de la UNILA (Brasil): una perspectiva discente(2014) Peichoto, María Elisa; Gerab, Iraní Ferreira da SilvaLa asignatura de Bioquímica es suministrada de modo obligatorio en el ciclo básico de la carrera de Medicina de cualquier universidad, pues su contenido es necesario para la formación del profesional médico, ya que proporciona la fundamentación básica para comprensión de innumerables fenómenos fisiológicos, patológicos, farmacológicos, toxicológicos, entre otros.Item O ensino da relação médico-paciente nas Faculdades de Medicina das Universidades Públicas do Estado do Paraná(2014) Zalavsky, Ricardo; Batista, Nildo AlvesInvestigar o ensino da Relação Médico-Paciente nas escolas médicas de Universiddes públicas do Estado do Paraná. Identificar a inserção curricular da relação médico-paciente, assim como avaliar o estabelecimento de empatia na relação estabelecida por médicos recém egressos de escolas médicas de Universidade públicas do Estado do Paraná.Item O ensino das habalidades emocionais pelos primeiros docentes do curso de medicina da UNILA(2014) Trench, Flávia Julyana Pina; Ferreira, Beatriz JansenO ensino das habalidades emocionais pelos primeiros docentes do curso de medicina da UNILAItem O Ethos da Medicina e os desafios para o preparo do médico na graduação como promotor da saúde integral do ser humano(2014) Almeida, Roberto de; Batista, Nildo AlvesO Ethos profissional é o modo de ser e atuar de um profissional conforme o contexto histórico e cultrual da profissão. O Ethos da medicina apresenta uma tradição milenar e os recentes avanços tecnológicos, as questões de sustentabilidade planetáriae, principalmente, as demandas da sociedade por mais qualidade de vida e saúde positiva e não meramente ausência de doença representam um desafio para a formação de médicos nos novos currículos do Século XXI.Item A experiência da aprendizagem mediada na preceptoria de pnemologia de Médicos Residentes do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu(2014) Almeida, Marco Antônio Ferreira de; Batista, Sylvia Helena Souza da SilvaAs teorias do desenvolvimento congnitivo de Feuerstein, embora amplamente estudadas e desenvolvidas em vários espectros das Ciências Educacionais, mantêm-se incipientes quanto à utilização prática no contexto ligado à saúde, mais especificamente, ao ensino médico.Item Extensão universitaria na formação medica do estudante: uma anlise da "Semana Vascular"(2014) Martinez, Raul Ignacio Rojas; Bastista, Sylvia HelenaNo campo do ensino médico o modelo pedagógico de transmissão de conhecimento, tradicionalmente desenvolvido nas universidades desde seus primódios, no século XII, tende a fortalecer um perfil de egresso passivo em relação à construção do conhecimento e prepotente em relação ao conhecimento estabelecido.Item Implementação das reformas curriculares no Ensino Médico do Brasil após um ano das Diretrizes Curriculares Nacionais: um estudo a partir de 8 Escolas Públicas Federais da Região Sul do Brasil(2014) Franz, Roberta Fernandes; Batista, Nildo AlvesImplementação das reformas curriculares no Ensino Médico do Brasil após um ano das Diretrizes Curriculares Nacionais: um estudo a partir de 8 Escolas Públicas Federais da Região Sul do BrasilItem Neurociencias de inclução social na triplice fronteira(2014) López, Seidel Guerra; Batista, Nildo AlvesNeurociencias de inclução social na triplice fronteiraItem Percepcion de los docentes de la carrera de medicina de la UNILA sobre la importancia de la formacion etica y moral para el futuro desempeño profesional(2014) Benitez Maldonado, Nora RaquelLa ética profesional, como teoría de la moral profesional, nace en los escenarios de la sociedad antigua en pensadores como Hipócrates, Aristóteles y otros. El mejoramiento necesario, para esos tiempos, de la relaciones sociales, el progreso de la división social del trabajo y el surgimiento de las profesiones contribuyeron directamente al origen de la ética profesional como ciencia que estudia la moral social en su declaración específica en grupos profesionales, la actitud, el actual del hombre en su deber profesional, y a través de este, hacia las personas, según la labor y/o servicio que le toque brindar a las que está ligada en virtud de su profesión, y en definitiva, hacia la sociedad en general.