Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas por Assunto "Artes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma índia Tehuana ou a Cleópatro mexicana: uma mulher chamada Frida Kahlo(2017-10) Fachin, PauloPara a composição de seu diário, Frida Kahlo faz uso da pintura e de desenhos, explorando imagens poéticas que metaforizam aspectos confessionais como seus amores, intimidade e aspectos da cultura mexicana relacionados à cultura indígena. A artista foi além do surrealismo, cuja proposta estética está imbricada em uma consciência crítica, da necessidade de reelaborar criativamente aspectos da cultura mexicana, do ser mulher nesta cultura e da história de seu país. Este trabalho tem o objetivo de estudar a imbricação do elemento autobiográfico e da consciência do feminino, da alteridade e da cultura popular mexicana na obra de Frida Kahlo. Refletiremos sobre as imagens poéticas contidas nos textos escritos e na pintura, a partir de um recorte temático. Considerando-se a extensão da obra da autora mexicana, propõe-se um recorte de textos das biografias, da correspondência, do diário e das pinturas que estabelecem relação com a ideia do duplo, com a alteridade, com elementos de uma existência apaixonada e trágica que também apontam para aspectos históricos e culturais do México e, por extensão, para o contexto latino-americano.