Trabalho publicado em Evento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho publicado em Evento por Assunto "Fontes históricas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Golpe de Estado ou Revolução? A construção de consciência histórica por meio da análise de fontes históricas referentes aos acontecimentos políticos do Brasil de 1964(Even3, 2018-01-15) Cardoso, Sara de Souza; Alves, Ronaldo CardosoO presente trabalho, inserido no campo das pesquisas de interface entre a Didática da História e a Educação Histórica, tem por objetivo analisar a construção narrativa de estudantes do 9 o .ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da rede pública estadual de ensino, da cidade de Assis – SP, elaboradas a partir do trabalho, em sala de aula, com fontes históricas referidas nos acontecimentos políticos do Brasil de 1964, estudando posicionamentos e argumentos que identificam tais fatos como golpe de estado ou revolução. Baseado em teóricos da História como RÜSEN (2001) e KOSELLECK (2006), bem como em pesquisadores da Educação Histórica como BARCA & GAGO (2001), ASHBY (2006), CAINELLI & SCHMIDT (2012), SIMÃO (2008) e ALVES (2013), a pesquisa trabalha com a análise de conceitos substantivos (revolução, golpe de estado) e de segunda ordem ou meta-históricos (Evidência Histórica, Explicação Histórica), com vistas a investigar a construção de consciência histórica na análise da produção escrita dos jovens