Trabalho publicado em Evento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho publicado em Evento por Assunto "Educação Infantil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica(Even3, 2018-01-15) Silva, Jesuel Ferreira daNeste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na formação das crianças. Para atingir este objetivo, construí a seguinte questão central para esta pesquisa: Como as crianças de três a quatro anos constroem conhecimento acerca do passado a partir do uso de arquivos familiares. O trabalhar com documentos históricos em sala de aula é uma das formas de relacionar o aluno com o passado. A historiadora Hilary Cooper (2006, 2012) destaca o caráter estimulante do trabalho com fontes históricas para as crianças. A concepção de aprendizagem histórica na qual se fundamenta essa investigação tem como referência o campo da Educação Histórica. Toda nossa investigação se baseará no método de pesquisa qualitativa. Tendo como referência os pressupostos da pesquisa em colaboração, de acordo com a proposta da pesquisadora Ibiapina (2008)Item Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil(Even3, 2017-01-15) Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosO reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as profissionais da educação. A produção acadêmica e os direitos conquistados no decorrer das últimas três décadas apontam a concepção de “criança”, não mais delimitada a um devir, mas concebida como sujeito histórico e de direitos, que constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, não apenas reproduzindo elementos da cultura em que está inserida, mas também interferindo nela, produzindo cultura