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Navegando SIADL - Artigos científicos por Assunto "Língua pomerana"
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Item Cultura e Língua Pomeranas: diálogos intercuturais sobre ensino bilíngue(2014-11) Foerste, Erineu; Garcia, Marcus Vinícius CarvalhoDiscutem-se aspectos sobre Língua Pomerana, problemati- zando a falta de políticas públicas na oferta de ensino bilíngue em comu- nidades nas quais a língua materna é o pomerano. Parte-se de abordagens qualitativas e culturais (Fichtner et al.: 2013), para analisar num sentido mais amplo questões sobre cultura, língua e educação pomeranas. Ao mesmo tempo, avaliam-se dimensões das experiências do Programa de Educação Escolar Pomerana – PROEPO, desenvolvido no Estado do Espírito Santo no Brasil. São apresentados impactos já observados no resgate da cultura do Povo Tradicional Pomerano (Decreto no 6.040/2007), sobretudo no que se refere aos debates sobre interculturalidade e valorização da diversidade linguística (Decreto no 7.387/2010)Item Língua e Educação: considerações sobre um Programa Polítco-Pedagógico voltado à Manutenção da Língua Pomerana no Espírito Santo(2014-11) Küster, Sintia Bausen; Garcia, Marcus Vinícius CarvalhoO Brasil tem despertado para um movimento de promoção das línguas minoritárias, e nesse despertar as questões linguísticas ganharam iniciativas nas esferas federal, estadual e municipal. Entre elas, podemos destacar programas que se debruçam em respeitar essa pluralidade linguística em diferentes espaços como é o caso do Programa de Educação Escolar Pomerana (PROEPO), no Estado do Espírito Santo, Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir aspectos da implementação do PROEPO como política educacional pública, envolvendo a parceria entre municípios capixabas que possuem um número expressivo de descendentes pomeranos. Trata-se de um programa que desenvolve um trabalho político e pedagógico de valorização e fortalecimento da língua oral e escrita pomerana, que tomou como ponto de partida a formação de professores bilíngues: pomerano/português. As ações de fortalecimento e valorização da língua e da cultura pomerana têm sido compreendidas como uma necessidade local que, além de resgatar aspectos históricos, contribui para elevar a autoestima dos/as estudantes, como também para o processo de identificação e (re)afirmação cultural deste povo, com importantes impactos na implementação de políticas culturais públicas. Entre as ações, podemos citar: a cooficialização da língua pomerana, o censo sociolinguístico, a elaboração de material didático na língua, os encontros pedagógicos, os seminários regionais, estadual e nacional, entre outros