UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
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Navegando UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses por Assunto "ações afirmativas"
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Item Ações afirmativas e evasão de estudantes negros no Brasil e nos EUA(2024) Silva, Vitor de OliveiraO presente trabalho leva em conta a baixa representatividade e a elevada evasão de pessoas pretas em instituições de ensino superior considerando-se duas realidades: a brasileira e a norte-americana. Ambos os países, em seus dados demográficos, apresentam grande contingente de população afrodescendente, tendo sido destino de muitos africanos(as) raptados pelo tráfico negreiro nos tempos da escravidão. Na contemporaneidade, buscamos compreender as condições de vida e os direitos alcançados por estas populações, em especial considerando o direito à educação. Nesta perspectiva será abordado como as políticas públicas podem ser ferramentas essenciais para mudanças, como foi galgado nas lutas e no incentivo às ações afirmativas para as pessoas negras. Passa a ser importante pensar em políticas que garantem acesso, permanência e evitam a evasão de estudantes negros, em países como o Brasil e os EUA com seu passado escravocrata. De modo especial, por meio da comparação, analisaremos o ensino superior brasileiro e estadunidense. Ao final, será exibido informações mais detidas sobre algumas instituições para uma avaliação possível das políticas públicas existentes em ambos os países.Item O ensino de excelência como oportunidade anti exclusão: avaliação das ações afirmativas étnico-raciais no IFPR e um estudo de caso no campus Foz do Iguaçu(2025-04-24) Tomáz, AlexEsta dissertação tem como objetivo avaliar a implementação das políticas de ações afirmativas étnico-raciais no Instituto Federal do Paraná (IFPR), com foco na análise das taxas de ingresso, evasão e conclusão de alunos cotistas e não cotistas. A pesquisa parte da premissa de que o ensino técnico integrado ao ensino médio, ofertado pelos Institutos Federais, pode atuar como uma ferramenta de inclusão social e combate à exclusão. Historicamente, o próprio Estado praticou ações negativas na educação, especialmente contra grupos étnicos específicos, gerando desigualdades sistêmicas. Em resposta, políticas de ações afirmativas, como o sistema de cotas, foram adotadas como um meio de corrigir essas injustiças históricas. O estudo está dividido em duas etapas principais: primeiro, é realizada uma análise quantitativa dos dados do IFPR em nível estadual, com o objetivo de identificar padrões e desafios na aplicação das políticas de cotas. Em seguida, o campus de Foz do Iguaçu é analisado por meio de um estudo de caso qualitativo, incluindo entrevistas com servidores e gestores, para compreender como essas políticas impactam a trajetória educacional e social dos estudantes. A pesquisa também explora conceitos como diversidade, inclusão e equidade no contexto da educação profissional, bem como as implicações das políticas de autodeclaração racial no ensino público brasileiro. Os resultados esperados incluem uma compreensão aprofundada dos desafios e potencialidades das ações afirmativas no IFPR, a identificação de boas práticas e recomendações para melhorar a inclusão e a permanência de grupos historicamente marginalizados no ensino técnico integrado. Ao abordar as ações negativas do Estado no passado e seus efeitos duradouros, este estudo destaca a importância das medidas afirmativas na promoção da justiça social e da equidade educacional.