TCC - História - América Latina
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ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em História
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Navegando TCC - História - América Latina por Assunto "Crianças (Falantes de Espanhol)"
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Item Educação Escolar na Tríplice Fronteira: crianças falantes de espanhol nas escolas municipais de Foz do Iguaçu (2019)(2019-12-13) Lima, Bárbara Ferreira de; Brighenti, Clovis AntonioEste trabalho pretende refletir sobre a realidade escolar das crianças falantes de espanhol em três escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu. O município iguaçuense encontra-se em uma região de tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, e o cenário educacional da cidade é permeado pela matrícula de crianças não-brasileiras nas instituições escolares. Pretende analisar se a dimensão da relação destas escolas, com as populações em contexto de fronteira e com as crianças falantes de espanhol, é considerada em seus Projetos Políticos-pedagógicos (PPPs). Percorremos os documentos pela busca dos termos “Fronteira”, “Cultura” e “Diversidade”, como conceitos que poderiam orientar a reflexão acerca deste cenário socio-educacional. Os PPPs são documentos norteadores das ações administrativas e pedagógicas das escolas, além de apresentar o contexto sociopolítico e econômico da comunidade escolar. Dessa forma após analisar os documentos, dirigimos a análise para a observação nas três escolas, visando compreender quais eram as propostas concebidas nestes documentos institucionais e quais eram as práticas que se ocultavam no documento oficial, mas que se materializavam no cotidiano escolar. Pudemos observar que as escolas tratavam de temas que versavam acerca da diversidade cultural, sexual e étnica, mas que não tratavam especificamente do contexto fronteiriço refletido no contexto escolar. A fronteira associada às escolas da cidade foi exprimida apenas no PPP da instituição que recebeu o Programa Escolas Interculturais de Fronteira – PEIF. O programa governamental traz consigo a perspectiva da educação intercultural e bilíngue para as escolas localizadas na região de fronteira. Acreditamos assim, que esta perspectiva deve ser endossada como um horizonte fértil para fomentar reflexões no âmbito institucional e também das proposições político-pedagógicas direcionadas às salas de aula. A não centralidade dada ao tema das crianças falantes de espanhol nos PPPs mostrou-se um problema visto que as professoras já lidam com esta realidade cotidianamente. Incluir esta reflexão nos documentos poderia implicar na promoção de formação continuada para estas educadoras, e no ensino que possa contemplar a realidade sociocultural das crianças que provém de outros países latino-americanos