Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família por Assunto "Comunicação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O Teatro como ferramenta de intervenção e comunicação sobre saúde mental(Mirian Caroline Pereira, 2020-01-29) Pereira, Mirian Caroline; Dalcin, Gladis; Gomes, Ludmila Mourão XavierObjetivo: Analisar os impactos do teatro como uma intervenção de promoção à saúde e prevenção do sofrimento mental para os usuários da atenção básica, visando verificar se o este se aplica como recurso disparador de informação e comunicação sobre do sofrimento mental. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado na Atenção Primária a Saúde do município de Foz do Iguaçu-PR. Como método de coleta de dados utilizado foi utilizada a entrevista semiestruturada por meio de roteiro de perguntas. A pesquisa ocorreu o período de março a junho de 2019. Nos dias em que houve apresentações teatrais, comunicou-se a realização do projeto de pesquisa e procedeu-se convite aos participantes interessados. A realização das entrevistas ocorreu após a apresentação da peça teatral. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Word®, versão 2010, e analisados por meio da Análise do Discurso, fundamentados teoricamente na Abordagem Fenomenológica. Resultados e conclusões: A presente pesquisa analisou os impactos do teatro enquanto recurso para promoção de saúde e prevenção do sofrimento mental para os usuários da atenção básica, por meio de apresentações teatrais da peça ‘Despertando Branca de Neve’. Pode-se observar que tanto hipótese como os objetivos delineados foram atingidos, agregando outros assuntos que se relacionam com o tema central, da pesquisa. Constatou-se que o teatro pode ser considerado um recurso disparador de informação e comunicação sobre sofrimento mental. Benefícios foram observados por meio do teatro enquanto modelo de intervenção em ações da atenção básica.