Ensino de História e América Latina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de História e América Latina por Assunto "Docentes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu(Bruna Rafaela Teles Tomé, 2020-02-27) Tomé, Bruna Rafaela Teles; Oliveira, Suellen Mayara Péres deEste trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso e analisa a percepção dos professores sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades. Buscou-se compreender como os(as) professores(as) narram as experiências deste campo de trabalho e classificam os conflitos cotidianos, procurando observar como se constitui a formação da consciência histórica e de classe. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativa, sobre uma escola localizada em contexto social de vulnerabilidades no município de Foz do Iguaçu. Tem como procedimento metodológico estudo de caso e a coleta dos dados quantitativos e qualitativos realizados por meio de entrevista com os professores, questionários, análise dos documentos oficiais da escola e pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e textos de arquivos digitais de autores que fundamentam a Educação Histórica como campo científico, como Lee (2006), Rüsen (2007), Schmidt (2005), Sanches (2015), Cainelli (2016) e os pressupostos para educação emancipatória de Paulo Freire (1996)Item As relações de aluno e professor na disciplina de História nas turmas de 5º ano das séries iniciais, ra Rede Municipal de Foz do Iguaçu(2020-02-27) Araújo, Mayck Pereira deApresentação sobre como se dá as relações de aluno e professor, na disciplina de História, dentro das séries iniciais, dos ensino fundamental da rede municipal de Foz do Iguaçu. Quais seriam os motivos que fazem o aluno levar essa disciplina como algo paralelo, já que é uma disciplina que é somente um professor que passa o conteúdo em apenas um único dia da semana. Com o avanço da tecnologia quais têm sido as ferramentas que têm chegado para o professor tentar fazer sempre uma aula melhor para poder prender a atenção do aluno, e fazer com que ele possa valorizar a disciplina de História?