Ensino de História e América Latina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de História e América Latina por Assunto "Currículo (Curso de História)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu(2019-12-12) Oliveira, Carmo Bráz de; Sanches, Tiago CostaEste trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu e do Currículo Básico da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, seus pontos convergentes e divergentes. O campo de pesquisa será o Currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Sua delimitação será a área de história, do primeiro ao quinto ano, fazendo um paralelo com os planejamentos de história elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Na revisão de literatura, as pesquisas de Nadai (1986) Aranguren Rincón (2002), Rüsen (2006), Schimidt (2009 e 2011) e Sanches (2016), embasam sobre o processo ensino-aprendizagem de história e sua aplicabilidade a partir da definição dos objetivos do currículo (Rüsen, 2006, p.14); as recomendações, orientações didáticas e expectativas de aprendizagem (Aranguren Rincón, 2002, p.260); as orientações curriculares como um determinado conhecimento escolar, um tipo especial de saber,a História como matéria de ensino, por Sanches (2016, p.225), Nadai (1986, p.102) trabalha a expressão dos conceitos de Sociedade, Trabalho e História, e Schmidt (2009, p.11) trabalha o conceito de cultura escolar, sobre a qual o currículo é construído; a reflexão acerca da função docente historicamente construída, assim como alunos (crianças e jovens) como construções históricas e a a conversão do saber acadêmico em conhecimento escolar legítimo, através de “textos visíveis do código disciplinar” (Schmidt, 2011, p.78). Assim, o presente trabalho se justifica devido à necessidade de pesquisa sobre o currículo de história da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu em paralelo com o planejamento da área, elencando pontos comuns e distintos e quais aspectos da cultura histórica e escolar alicerçam estes documentos norteadores.