Ensino de História e América Latina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de História e América Latina por Assunto "Contexto social - vulnerabilidades"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu(Bruna Rafaela Teles Tomé, 2020-02-27) Tomé, Bruna Rafaela Teles; Oliveira, Suellen Mayara Péres deEste trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso e analisa a percepção dos professores sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades. Buscou-se compreender como os(as) professores(as) narram as experiências deste campo de trabalho e classificam os conflitos cotidianos, procurando observar como se constitui a formação da consciência histórica e de classe. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativa, sobre uma escola localizada em contexto social de vulnerabilidades no município de Foz do Iguaçu. Tem como procedimento metodológico estudo de caso e a coleta dos dados quantitativos e qualitativos realizados por meio de entrevista com os professores, questionários, análise dos documentos oficiais da escola e pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e textos de arquivos digitais de autores que fundamentam a Educação Histórica como campo científico, como Lee (2006), Rüsen (2007), Schmidt (2005), Sanches (2015), Cainelli (2016) e os pressupostos para educação emancipatória de Paulo Freire (1996)