Humanidades - Artigos científicos
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Navegando Humanidades - Artigos científicos por Assunto "Ciberespaço"
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Item Este barco é nosso" Sociabilidades e alteridades pelas mídias digitais(2017-10) Tonatto, Regiane CristinaEm tempos e visões de mundo tão diferentes e contraditórias de ver o Outro e reconhecê-lo, buscamos formas de sociabilidade e caminhos de interação e participação de todos(as) num espaço plural. Vivemos num contexto marcado pelas relações em redes digitais, que se apresenta como um polo de convergência, na qual as conexões produzem força capaz de transformar a sociedade, as pessoas e as instituições. A escola apresenta-se como um local profícuo para diversas possibilidades de sociabilidade. Uma delas, por meio da comunicação mediada pelas mídias digitais. A pesquisa reúne as vozes presentes nesse lugar e as experiências que cercam a convivência humana lado a lado com as diferenças. Para isso, tece histórias e aventuras de pessoas com e sem deficiência incluídas na escola pública que atualmente é baseada na perspectiva inclusiva, e assim, responde à questão problema que a norteou: como a alteridade está presente num ciberespaço inclusivo e consciente e o que pensam jovens e adultos estudantes com e sem deficiência sobre as mídias em relação à acessibilidade? A conexão teórica da pesquisa mescla os estudos da identidade cultural e da diferença por meio da axiologia dos Estudos Culturais e o estudo da alteridade na filosofia de Lévinas. Assume a perspectiva qualitativa interpretativista de base etnográfica/netnográfica. Primeiro, para compreender como operam os discursos e as práticas sobre mídias e inclusão das pessoas com deficiência, o trabalho mapeia e discute trinta e sete (37) artigos, dissertações e teses provenientes da produção acadêmica latino-americana e caribenha no que tange as pessoas com deficiência e a educação. Com isso, decide pensar as tecnologias e suas mídias, não como mera aquisição de materiais, mas, além disso, como possibilidade de contribuir para ampliar os espaços e tempos da universalidade, bem como acesso e convívio nos espaços privilegiados de encontros. Segundo, produz um artefato tecnológico sob a ótica do binômio da inclusão/exclusão de estudantes com e sem deficiência na escola, com disponibilidade de acesso à todos(as) num esforço em proporcionar o intercâmbio de culturas. Assim, por meio da pesquisa, é criado um ambiente cibernético, um blog denominado ―Este barco é nosso!‖, que considera além dos princípios da universalidade, o reconhecimento do Outro, com consciência de que é por meio da preservação da heterogeneidade que se respeita às diferenças e supera-se a ideia do Outro semelhante a si mesmo. Esta dissertação apresenta pontos de reflexão sobre os desafios da escola diante dos temas: identidade, diferença, mídias digitais, inclusão e deficiência e discute as possibilidades das mídias digitais em ―conectar‖ caminhos e constituir mapas de conexão. O blog, pensado sob a base epistemológica da alteridade, foi considerado pelos(as) 481 participantes da pesquisa um caminho de interação e participação de todos(as). O resultado é que a pesquisa culmina com a elaboração de um documentário que contempla os(as) personagens desse barco, sedimentando assim os rumos da alteridade em tempos de necessária universalizaçãoItem A mídia digital na construção da representação social dos refugiados no Brasil(2017-10) Hoffmann, Juliana Elis dos Santos; Roesler, Marli Von BorstelO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o papel da mídia digital com relação aos imigrantes de remoção forçada que encontraram no território brasileiro a possibilidade de recomeçar a vida. Através da palavra descritora ―refúgio‖ serão coletados arquivos dos últimos seis meses de fontes de notícia de representação nacional na internet que expressem a situação dos refugiados no território brasileiro. Esses dados serão analisados dialeticamente com efeito a entender as determinações das práticas e discursos midiáticos, que na relação de poder e dominação aos quais estão submetidas, influem na representação social desses sujeitos - podendo tanto atuar de forma afirmativa, quanto propriamente de reforçar discursos conservadores, de negação de direitos e cidadania de grupos minoritários.Item SP invisível: a experiência da Fanpage no Facebook como consrução de uma obra narrativa digital(2017-10) Pereira, Daniele Prates; Brunieri, Ariana Regina StorerA estética continua a ser um elemento importante para a Arte e a Literatura, e se caracteriza pela busca da construção estética de experiência para os sujeitos inseridos no universo ficcional ou narrativo. O objetivo da discussão que propomos traça um debate sobre as produções literárias, coletâneas, e relatos apresentados em um modelo que não é mais o livro, mas tem como locus o ciberespaço e as redes sociais. Observamos a página SP Invisível, que se retrata como um movimento que divulga histórias dos invisíveis (moradores de rua) que possam contrastar com modos de vida de pessoas distantes dessa experiência. As histórias são também contadas no website SP Invisível, e o grupo acabou produzindo, a partir delas, um livro. Contudo, a experiência literária foi iniciada a partir de uma estética peculiar, das postagens neste ambiente de interações cibernéticas. Discutimos então a estética, a narrativa, o gênero digital e, na sequência, apresentamos esta forma de construção de obra literária e de coesão do conteúdo partindo da experiência narrativa da fanpage SP Invisível no Facebook.