2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana por Assunto "Canção popular"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Improvisação vocal com consciência intervalar: uma prática pedagógica baseada em canções populares(NUPEMPLA, 2018) Silva, KristoffEste artigo aborda uma prática pedagógica apresentada dentro da Oficina de Canção Popular, que integrou a programação da II Jornanda de Canção Popular da UNILA. O tema é parte de uma pesquisa que tem por objetivo explorar o uso da canção popular como elemento deflagrador das potencialidades criativas. O contexto onde tal pesquisa se desenvolve é o das escolas formais de música, em aulas de musicalização ou percepção musical. As experiências abrangem tanto o nível iniciante, em escola livre, quanto os mais avançados, no nível superior. Os resultados mostram que, mesmo com a diferença de níveis, a natureza particular dessa proposição desafia e estimula os alunos, ao mesmo tempo em que possitiblita a assimilação das relações intervalares de maneira mais consistente, além de favorecer o exercício da criatividadeItem Tangos do exílio: uma análise da trajetória do Grupo Musical Caldo de Cana(NUPEMPLA, 2018) Santos, Patrícia Freitas dosEste trabalho busca apresentar um panorama histórico acerca da fundação e do processo de trabalho do grupo musical Caldo de Cana, formado por Augusto Boal. Exilados em Buenos Aires na década de 1970, os componentes do grupo decidiram congregar-se em fevereiro de 1974 a fim de denunciar as ilegalidades perpetradas pelos regimes militares na América Latina. Com a intensificação das atividades paramilitares de extrema direita na Argentina e da vulnerabilidade dos refugiados brasileiros que lá estavam, o grupo encerra compulsoriamente suas atividades no país pouco tempo depois, em maio de 1974. Nosso objetivo é salientar o percurso, frequentemente elipsado, de artistas que buscaram participar ativamente do movimento histórico, mesmo em condições produtivas mínimas de atuação