2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana
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Item ¿Cruzar la frontera cantando? Voces femininas que transitan entre escenarios rituales y políticos para resitir a la guerra. La experiencia de Las Musas de Pogue(NUPEMPLA, 2018) Reyes Londoño, Alicia VanessaEste artículo reflexiona sobre las tensiones entre Estado y grupos armados y el grupo de alabadoras Las Musas de Pogue, en relación al uso del alabao como práctica cultural que transita entre escenarios rituales y políticos, buscando comprender las relaciones de poder que han podido llevar a estas mujeres alabadoras a encontrar en el canto una posibilidad para denunciar, resistir y exigir derechos que les han sido vulnerados.Item Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana(NUPEMPLA, 2018) NUPEMPLA, Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana da UNILA; Chernavsky, Analía (Org.); Rezende, Gabriel Sampaio Souza Lima (Org.)Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018Item A canção de câmara: definição do objeto, contexto e estado da arte no Brasil(NUPEMPLA, 2018) Picchi, AchilleResumo: nesta conferência, após a apresentação antropológica da voz enquanto comunicabilidade através da fala e do canto, será apresentada uma teoria geral da canção de câmara, atualmente em andamento, com pesquisa extensiva e compreensiva já há muito sendo desenvolvidaItem A cada moda, uma história: as primeiras modas de viola gravadas(NUPEMPLA, 2018) González, Juliana PérezAo longo do século XX, a moda de viola caracterizou-se por seu caráter narrativo. Diversos autores têm buscado em seus textos a "visão de mundo" dos habitantes rurais da Paulistânia, assinalando algumas reiterações temáticas no repertório. Postula-se, basicamente, que a maioria das modas de viola retratam a resistência da cultura caipira à modernização ou a saudade pelo universo rural. Este artigo é crítico dessas premissas. Ao analisar algumas das primeiras modas de viola gravadas em 1929 e seu contexto coloca-se em dúvida que suas narrações fossem reflexo do pensamento caipira. Parece que, ao invés, os textos das modas de viola comercializadas pelas gravadores internacionais estavam alinhados com o discurso hegemônico do paulistismo ou consistiam em narrações jocosas herdeiras do lugar outorgado ao caipira pelo teatro musicado precedente. O caso da moda de viola revela, uma vez mais, a importância de reconstruir o contexto histórico da produção fonográfica ao pretender utilizar o texto da canção como documento histórico.Item La canción en la historia latinoamericana(NUPEMPLA, 2018) Espinosa, Christian SpencerSabemos desde hace décadas que la canción es el género más importante de la música latinoamericana. El desarrollo de la musicografía de la primeira mitad del siglo XX reconoció su presencia de manera indirecta en la forma de la música folclórica o campesina, para luego abrirse a su total reconocimiento como representante del sentimiento popularItem iHasta luego Paraguay! Buenos Aires acogedor de artistas paraguayos exiliados(NUPEMPLA, 2018) Lezcano Verón, Elisa MercedesEste trabajo está dedicado a la investigación sobre la formación de centros paraguayos en Buenos Aires (Argentina) y el papel que cumplieron músicos y otros artistas paraguayos exiliados para la difusión y propagación de cultura paraguaya en la época de dictadura en el Paraguay, específicamente las de los pesidentes Higinio Morínigo (1940-48) y Slfredo Stroessner (1954-89)Item Critérios de valorização estética da canção popular-comercial brasileira: uma introdução(NUPEMPLA, 2018) Garcia, WalterO ensaio se compõe de duas partes. Na primeira, a crítica da canção popular-comercial no Brasil é discutida a partir de duas vertentes que, argumenta-se, adotam critérios ou procedimentos equivocados. Na segunda parte, o vídeo de João Gilberto interpretando "Brasil pandeiro" (Assis Valente), em 1982, e o do Racionais MC's interpretando "Negro drama" (Edy Rock/ Mano Brown), em 2004, fornecem material para um trabalho em processo que, ao radicalizar segestão de Antonio Candido em seu O estudo analítico do poema, se divide em comentário, análise e interpretaçãoItem Improvisação vocal com consciência intervalar: uma prática pedagógica baseada em canções populares(NUPEMPLA, 2018) Silva, KristoffEste artigo aborda uma prática pedagógica apresentada dentro da Oficina de Canção Popular, que integrou a programação da II Jornanda de Canção Popular da UNILA. O tema é parte de uma pesquisa que tem por objetivo explorar o uso da canção popular como elemento deflagrador das potencialidades criativas. O contexto onde tal pesquisa se desenvolve é o das escolas formais de música, em aulas de musicalização ou percepção musical. As experiências abrangem tanto o nível iniciante, em escola livre, quanto os mais avançados, no nível superior. Os resultados mostram que, mesmo com a diferença de níveis, a natureza particular dessa proposição desafia e estimula os alunos, ao mesmo tempo em que possitiblita a assimilação das relações intervalares de maneira mais consistente, além de favorecer o exercício da criatividadeItem Memória daqueles dias de setembro(NUPEMPLA, 2018) Rezende, Gabriel S. S. LimaMesmo antes que a apresentação de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira encerrasse de maneira exuberante a segunda edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana, ressoava na experiência de quem vivenciou aqueles poucos e intensos dias de setembro de 2018 a sensação de que, apesar da modesta estrutura, algo relevante fora realizadoItem Tangos do exílio: uma análise da trajetória do Grupo Musical Caldo de Cana(NUPEMPLA, 2018) Santos, Patrícia Freitas dosEste trabalho busca apresentar um panorama histórico acerca da fundação e do processo de trabalho do grupo musical Caldo de Cana, formado por Augusto Boal. Exilados em Buenos Aires na década de 1970, os componentes do grupo decidiram congregar-se em fevereiro de 1974 a fim de denunciar as ilegalidades perpetradas pelos regimes militares na América Latina. Com a intensificação das atividades paramilitares de extrema direita na Argentina e da vulnerabilidade dos refugiados brasileiros que lá estavam, o grupo encerra compulsoriamente suas atividades no país pouco tempo depois, em maio de 1974. Nosso objetivo é salientar o percurso, frequentemente elipsado, de artistas que buscaram participar ativamente do movimento histórico, mesmo em condições produtivas mínimas de atuação