II SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando II SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão por Assunto "Ava Guarani"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Kunha Kuéra Arandu: apoio a prática de saberes tradicionais de mulheres guarani no Oeste do Paraná(SIEPE, 2019) Pata, Karolina Mendes; Celsa Celona, Romina; Villagra Carron, Rodrigo JuanOs Guaranis, moradores anteriores ao processo de invasão e colonização da região sul-oriental do continente Latino Americano, os atuais Estados de Argentina, Paraguai, Brasil e parte de Bolívia, desenvolvem um diálogo constante com diferentes atores sociais, entre eles a Unila. Porém, são escassos os projetos específicos dedicados ao grupo das mulheres e suas práxis. Pensando em um enfoque dialógico o projeto Kunha kuéra Arandu (literalmente mulheres sábias) se propõe fortalecer e apoiar as ferramentas desenvolvidas pelas mulheres do povo Guarani no que respeita às múltiplas formas de saberes que elas desenvolvem, trocam e transmitem nos espaços por elas habitados. Este projeto se encontra vinculado ao projeto de pesquisa “Interface dos direitos dos povos indígenas ameríndios com a etnografia, antropologia e Direito”. A proposta visa um acompanhamento das práticas e saberes tradicionais das mulheres Avá Guarani do Tekoha Ocoy, que está localizado no atual município de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, Brasil. Busca-se assim, fortalecer a troca de saberes destas mulheres, bem como estimular os vínculos entre conhecimentos acadêmicos e aqueles próprios da população Guarani local, externa à universidade. O projeto busca estender pontes para uma possível circulação de novas epistemes. Visibilizando os saberes tradicionais das mulheres Guarani e disponibilizando conhecimentos e recursos que partem da universidade para apoiar estas mulheres na difusão e sistematização de seus conhecimentos e saberes por meios alternativos, fortalecendo e facilitando sua transmissão intergeracional e a difusão coletiva interna e externamente. Tendo em conta também, principalmente, o protagonismo e o papel fundamental das mulheres para construir a identidade étnica, linguística e sócio-histórica comunitário, assim como para gerar a produção, as crianças e o saber que conjuntamente constituem o teko porã (modo de ser) guarani